Propostas dos Candidatos de 2015 à Diretoria

Apresentação da Chapa Concorrente à Diretoria da SBF

Presidente

Ricardo Magnus Osório Galvão

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicacões pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutorado em Fisica de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (1976) e Livre-Docência em Física Experimental pela Universidade de São Paulo (1983). Tem experiência na área de Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente em física de tokamaks, ondas de Alfvén, transporte em plasmas termonucleares e aplicações tecnológicas de plasmas. Recebeu o Prêmio Sandoval Vallarta de Física, pelo International Centre for Theoretical Physics, Trieste, e o Prêmio Professor Destaque em Física, pela Universidade de São Paulo. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física. Possui ampla experiência em administração científica, tendo sido membro do Conselho Administrativo da ABTLus e Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Vice-Presidente

Belita Koiller

Possui graduação em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Fisica pela Universidade da California em Berkeley (1975). Em 1982 recebeu uma Guggenheim Fellowship. Atualmente é Profa. Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: fisica de semicondutores, nanoestruturas, computação quântica e propriedades eletronicas de sistemas desordenados. Foi eleita Conselheira da SBF por 3 mandatos de 4 anos em 1993, 1999 e 2005 e foi eleita Conselheira Internacional da APS (American Physical Society) pelo periodo 2010 – 2011. É Editora Associada do Journal of Applied Physics desde 2010 e participa da Comissão C8 da IUPAP. É membro da ABC e da TWAS, foi condecorada na Ordem do Mérito Científico e foi laureada com o Prêmio L’ Oréal UNESCO 2005 (América Latina).

Primeiro Secretário

Marcelo Knobel

Bacharel em Física (1989) e doutor em ciências (1992) pela UNICAMP, tendo realizado pós-doutoramento no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, Turim, Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, Madri, Espanha.  É professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin, da UNICAMP, atuando na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Foi membro Young Affiliate da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), de 2007 a 2011. Participou do Comitê Assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação da Área de Física da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz da UNICAMP (2004). Em 2007, recebeu o Young Scientist Prize da TWAS-ROLAC e em 2010, foi laureado Comendador da Ordem do Mérito Científico pela Presidência da República. Foi Pró-Reitor de Graduação da UNICAMP de 2009 a 2013. É pesquisador 1A do CNPq. É editor-chefe da Revista Ciência & Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e membro (notório saber) da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). É Fellow da Eisenhower Fellowships e Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation.

Secretário

Ivo Alexandre Hümmelgen

Ivo Alexandre Hümmelgen é Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1985), Mestre em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo-São Carlos (1987) e Doutor pelaGeorg-August Universität zu Göttingen (1991). Atualmente é Professor Titular e líder de um grupo de pesquisa em dispositivos optoeletrônicos orgânicos, no Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados com a investigação de injeção de carga e fenômenos de transporte em semicondutores orgânicos e aplicação de polímeros conjugados e materiais de baixo peso molecular a transistores orgânicos e híbridos, dispositivos fotovoltaicos, memórias e sensores. É “Topical Editor for Semiconductors and Photoelectrochemistry” do Journal of Solid State Electrochemistry (Springer Verlag).

Tesoureiro

Carlos Chesman de Araujo Feitosa

Fez a graduação, bacharelado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui mestrado (1994) em óptica – física atômica (armadilhas magneto-ópticas) e doutorado (1997) em magnetismo (materiais nanoestruturados) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em nanoestruturas magnéticas e semicondutoras, na preparação de amostras por magnetron sputtering, na implementação de mini-refrigeradores que usam placas Peltier e na montagem de aparatos experimentais para o ensino e para divulgação científica.

Secretária para Assuntos de Ensino

Orlando Gomes de Aguiar Junior

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984),  mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG (1995), doutor em Educação pela UFMG (2001). Realizou estudos de pós-doutorado em educação em ciências na Universidade de Leeds (2003-2004). Professor Associado da Faculdade de Educação da UFMG, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Nível 7) e do Mestrado Profissional em Educação e Docência (Nível 5) da UFMG. Seus principais interesses de pesquisa são: formação de conceitos científicos, linguagem e cognição; perguntas de professores e de estudantes em aulas de ciências; desenvolvimento e avaliação de seqüências de ensino informadas pela pesquisa; questões sócio-científicas e abordagens cts no ensino de física. Foi membro da diretoria da Abrapec (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências) na gestão 2005-2009, tendo participado da organização científica do VI e VII ENPEC. Desde 2008, coordena atividades do PIBID-Física da UFMG. É Editor da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (FaE/Cecimig, Qualis A2).

Plano de Gestão

A equipe constituída por membros da atual diretoria (exceto dois que foram substituídos por própria solicitação) se reapresenta para os próximos dois anos na direção SBF.

Nossa proposta é dar continuidade a ações bem sucedidas do atual mandato, que incluem:

  • Implantação efetiva do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, iniciativa iniciada na gestão anterior.
  • Campanha exitosa para redução da inadimplência dos associados.
  • Realização de dezenove eventos científicos regulares com grande sucesso.
  • Revisão do Estatuto da Sociedade, de forma a regularizar legalmente todas as atividades por ela desenvolvidas, sem a necessidade de imediata de criação do “Instituto Brasileiro de Física”.
  • Reestruturação de onze comissões de área, dando-lhes uma missão mais bem definida, incluindo a organização de eventos.
  • Reformulação do Boletim da SBF, agora com uma nova seção de destaques divulgando semanalmente um trabalho científico de qualidade recém-publicado na área de Física.
  • Continuação e fortalecimento das publicações da SBF, aprofundando um processo que tem por objetivo a internacionalização da ciência brasileira.
  • Ampliação da integração continental da Física, através do programa PLAF.
  • Maior engajamento no processo de regulamentação da profissão de físico.
  • Continuidade do premio José Leite Lopes.
  • Manutenção do programa “Escola de Física CERN”, incluindo a publicação do livro “Nós, professores brasileiros de Física do Ensino Médio, estivemos no CERN”, pela Editora Livraria da Física.
  • Manutenção da Olimpíada Brasileira de Física
  • Participação efetiva no “Ano Internacional da Luz”, através de várias atividades, tendo como ponto de contacto oficial da SBF o Professor Vanderlei Bagnato,
  • Publicação de um Relatório Anual sobre as atividades desenvolvidas, a ser disponibilizado a partir de maio de 2105.

http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2015/

e da Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas

http://www.sbfisica.org.br/~obfep/

incluindo a preparação especial dos melhores alunos para participação em olimpíadas internacionais.

http://www.light2015.org/Home/About/Country/Brazil.html

e publicando o livro “Uma Biografia da Luz”, do Professor José Tito Mendonça, pela Editora Livraria da Física.

No entanto, há algumas ações que, por distintas razões, ainda não foram executadas adequadamente, em particular o retorno da publicação da revista “Física na Escola”, na forma digital, e a revitalização e fortalecimento das secretarias regionais, entre outras, que serão o foco das ações na próxima gestão, caso sejamos reconduzidos.

Finalmente, lembramos que no próximo ano comemoraremos o cinquentenário da SBF, através da realização do Encontro de Física 2015, nos moldes do Encontro de Física 2011. Este encontro será realizado em Natal, de 3 a 7 de setembro. O Comitê Organizador do evento é formado pelos coordenadores de todas as comissões de área. Comprometemos-nos a envidar todo o esforço necessário para que este evento seja realizado com grande sucesso.