Em trabalho disponível no servidor de preprints arXiv, os físicos Stefano De Leo, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP, e Manoel P. Araújo, pesquisador em pós-doutorado no mesmo instituto, analisam a primeira e segunda ondas pandêmicas de Covid-19 na Itália.
O artigo apresenta um estudo detalhado da evolução da pandemia nas 21 regiões da Itália, mostrando como a demora por parte das autoridades italianas em enfrentar a primeira onda, a confusão na comunicação com a população e a subestimação da segunda onda fizeram da Itália um dos piores países no mundo em termos de mortes por milhão de habitantes em 2020.
O estudo propõe o uso de um índice numérico de criticalidade pandêmica baseado na média ponderada de 4 parâmetros. Esse índice pode oferecer uma melhor visão da gravidade pandêmica no território, levando a uma maior eficácia na escolha das medidas de distanciamento social, facilitando a comunicação entre a população, mídias e autoridades locais.
Artigo científico
A modeling study across the Italian regions: Lockdown, testing strategy, colored zones, and skew-normal distributions. How a numerical index of pandemic criticality could be useful in tackling the CoViD-19
Stefano De Leo e Manoel P. Araújo
https://arxiv.org/abs/2102.03373