Categorias

Posts recentes

A professora Carla Göbel Burlamaqui de Mello (PUC-Rio) será a próxima Coordenadora Adjunta de Física (Deputy Physics Coordinator) do experimento LHCb, CERN. Ela foi convidada para esse cargo pela recém-eleita Coordenadora de Física Yasmine Amhis (IJC Lab-Paris) e sua nomeação foi ratificada pelo Conselho da Colaboração LHCb no dia 10/06/2022. A indicação da professora Carla confirma a crescente relevância da participação das instituições brasileiras nos experimentos do LHC.

Durante o mandato de dois anos, que será iniciado em agosto, as duas pesquisadoras responderão diretamente ao porta-voz da colaboração e serão responsáveis pela qualidade dos resultados de física que serão submetidos à publicação em jornais científicos. Elas indicarão os especialistas que coordenam os diversos grupos de trabalho em física, definirão as equipes de revisão interna das análises de dados e aprovação dos resultados, bem como supervisionarão todas as etapas de revisão do artigo final até a submissão aos jornais científicos.

A colaboração LHCb é composta por cerca de 1500 membros de 89 instituições em 19 países. A colaboração possui uma estrutura organizacional que define elementos chaves para garantir a operação do experimento e a qualidade dos dados e de suas análises. Até o momento, mais de 600 artigos foram publicados com dados coletados desde 2010, somando mais de 47 mil citações. Em 2022, o experimento volta a coletar dados com uma atualização significativa das tecnologias usadas nos sub-detectores e no sistema de aquisição de dados. Serão dois anos interessantes à frente para a nova Coordenação de Física da colaboração.

A Prof. Carla Göbel possui bacharelado em Química e mestrado em Física pela PUC-Rio. Fez o doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) sendo parte dele como doutorado-sanduíche no Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab, EUA). Desde 2003 é professora do quadro integral no Departamento de Física da PUC-Rio. É pesquisadora nível 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas ao estudo de decaimentos e violação de Carga-Paridade envolvendo mésons contendo os quarks charm e beauty no experimento LHCb.

Sugestão de texto enviado pelo Professor Murilo Rangel (IF/UFRJ)