Presidente da SBF, Rodrigo Capaz, participa de encontro nos EUA com os presidentes das sociedades de Física dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Chile e Cuba, além da presidente da IUPAP Silvina Dawson e do Diretor do ICTP-SAIFR Nathan Berkovits. Crédito: Divulgação

Os encontros discutiram desde estratégias e ações para fortalecer a Física no Continente até a subscrição de um documento com sugestões de princípios e políticas que devem servir como guia para colaborações científicas internacionais

O presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Prof. Rodrigo Capaz, esteve representando a nossa sociedade em dois eventos que ocorreram esta semana em Washington DC. Na quarta-feira (24/01), ele participou do APS-Américas Physics Leaders Summit, juntamente com os presidentes das sociedades de Física dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Chile e Cuba, além da presidente da IUPAP Silvina Dawson e do Diretor do ICTP-SAIFR Nathan Berkovits. No encontro, foram discutidas estratégias e ações para fortalecer a Física no Continente e promover o intercâmbio entre os países.

No dia seguinte, o Prof. Capaz participou de um painel no Annual Leaderhip Meeting da APS (American Physical Society), que este ano tem como foco o fortalecimento das conexões globais da APS. Segundo Capaz, “a participação em fóruns internacionais é importante para a SBF, pois dá visibilidade à Física brasileira e permite que a voz dos países do sul global seja ouvida.”

Em decorrência das conversas preparatórias para o encontro ocorrido esta semana, a SBF subscreveu, juntamente com outras sociedades e associações de Física ao redor do mundo, um documento com sugestões de princípios e políticas que devem servir como guia para colaborações científicas internacionais.

Leia mais no link: https://www.aps.org/programs/international/research-collab.cfm