O prêmio visa estimular, valorizar e dar visibilidade a pessoas negras que realizam pesquisa de excelência nas diferentes áreas da Física.

O reconhecimento é uma forma de diminuir a sub-representação e a desigualdade racial na comunidade científica.

O prêmio será outorgado a pesquisadoras negras e pesquisadores negros em física, em início da carreira, cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no País. Os candidatos devem ter atuado em instituições brasileiras pelo menos 70% do tempo entre o término do doutorado e o ano da premiação, e devem ter no máximo 10 anos de conclusão do doutorado.

O prêmio é uma homenagem ao Professor Anselmo Salles Paschoa, que foi um Cientista brasileiro muito ativo e com contribuições significativas para a Física brasileira.

As indicações podem ser encaminhadas para o e-mail premioanselmopaschoa@sbfisica.org.br.

Para este prêmio, as indicações devem ser enviadas até o dia 01/03/2024.

Vencedora de 2023
Rita de Cássia dos Anjos

Regulamento

Veja o regulamento completo do prêmio

Prêmio Anselmo Salles Paschoa

Anselmo Salles Paschoa graduou-se em Física (Bacharelado e Licenciatura) pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atual UFRJ com Mestrado em Radiological Health e PhD em Nuclear Sciences and Engineering pela New York University.

Atuou como professor da PUC-RIO, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor Visitante da University of Utah e Cientista Convidado no Brookhaven National Laboratory, na década 80. Foi Diretor de Radioproteção, Segurança Nuclear e Salvaguardas da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Foi Governador Alternativo do Brasil na Junta de Governadores da AIEA, Vice-Presidente da International Radiation Physics Society, Diretor da Natural Radiation Environment Association.

Anselmo Salles publicou dezenas de artigos, livros e capítulos de livros. Orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado. Faleceu em 2011, após uma crise cardíaca durante uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Nuclear Brasileiro, na sede da Sociedade Brasileira de Física.

Prof. Neilo Trindade (IFUSP)

Comitê de Avaliação: Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ), Alan Alves Brito (UFRGS), Antonio Ferreira (UFBA) Monyke dos Santos Fônseca (UESB).

Rita de Cássia dos Anjos