Categorias

Posts recentes

Criados pela Sociedade Brasileira de Física com o propósito de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física. As teses premiadas deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza e de suas propriedades.

Os Prêmios SBF de Tese de Doutorado serão outorgados para as melhores teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação em Física ou em Ensino de Física no Brasil reconhecidos pela CAPES. Serão 12 categorias, correspondentes às 12 Comissões de Área da Sociedade Brasileira de Física. Além dos Prêmios, também poderão ser atribuídas Menções Honoríficas.

O Prêmio Professor José Leite Lopes (PJLL) de melhor Tese de Doutorado será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras dos Prêmios SBF de Tese de Doutorado das 12 Comissões de Área. 

O regulamento dos Prêmios SBF de Tese e do Prêmio JLL está disponível neste link.

Poderão propor indicações para os Prêmios SBF de Tese autores, instituições universitárias, institutos e centros de pesquisa, faculdades e orientadores (desde que proponham uma tese por eles orientada). Cada proposição poderá incluir apenas um candidato por ano.

Poderão concorrer aos Prêmios SBF de Tese de Doutorado os candidatos cujas teses foram defendidas no período de 2020–2021. 

As indicações deverão ser encaminhadas impreterivelmente até 31 de dezembro de 2022 através do e-mail: premiojll@sbfisica.org.br

As indicações devem mencionar a comissão de área na qual a Tese será avaliada para o Prêmio.