Médica, em primeiro plano, com prancheta na mão, e pessoal deitada em uma cama de hospital ao fundo.

Falar sobre a cobertura do plano de saúde não é tão simples como parece. Um dos conceitos que vêm à cabeça quando falamos no assunto é o chamado Rol da ANS, a lista de procedimentos que devem ser atendidos pelos planos de forma obrigatória.

O Rol, inclusive, foi alvo de um debate relativamente recente envolvendo o Congresso e o Judiciário, o que o transformou em exemplificativo em vez de taxativo. Mas há uma classificação anterior, tão importante quanto: a segmentação assistencial. É ela que define o tipo de serviço médico que o contratante de plano de saúde terá à disposição.

E, a partir dela, o Rol pode ficar maior ou menor.

Vamos entender melhor essa diferenciação neste texto. Explicaremos ainda cada segmentação assistencial e falaremos como funcionam as segmentações assistenciais no plano oferecido pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) em parceria com a Bradesco Saúde.

O que é segmentação assistencial?

A segmentação assistencial nada mais é que a divisão dos serviços que são oferecidos em cada tipo de plano de saúde. Ele é dividido nos seguintes conjuntos de serviço principais: Ambulatorial, Hospitalar ou Odontológico. Além disso, a segmentação Hospitalar ainda pode ser sem ou com obstetrícia.

Os conjuntos não são excludentes. Ou seja: você não precisa escolher apenas uma segmentação na hora de fazer o seu contrato. Dessa forma, podemos classificar as segmentações em combinações, das mais simples às mais completas:

  • Ambulatorial
  • Hospitalar sem obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia
  • Exclusivamente Odontológico
  • Ambulatorial + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico

Entenda as segmentações assistenciais

Quer dizer: a combinação entre as segmentações cria essas 12 possibilidades de segmentação existentes na hora de escolher a cobertura de um plano de saúde. Vamos falar melhor sobre cada segmentação:

Ambulatorial

Essa cobertura é mais “básica”. E, por excluir eventos de internação, tende a ser mais barata. Inclui serviços de saúde como consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames, tratamentos e outros procedimentos ambulatoriais não internados.

Nessa segmentação, os atendimentos de emergência estão limitados a um período de 12 horas a partir do momento do atendimento. Ou seja: não há cobertura de diárias para internações.

Além disso, cabe ao beneficiário assumir a responsabilidade pelos procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar, mesmo que realizados na mesma unidade de prestação de serviços e em um período inferior a 12 horas.

Cobertura Hospitalar sem Obstetrícia

Oferece serviços apenas em regime de internação hospitalar, com exceção da atenção ao parto. Conforme a legislação, não é permitido estabelecer limites de tempo para internação. A acomodação hospitalar nessa segmentação pode acontecer em padrão enfermaria ou quarto privativo.

Se o atendimento de emergência ocorrer durante o período de carência do plano, a cobertura será equivalente à do plano ambulatorial, sem a cobertura de internações que ultrapassem as primeiras 12 horas.

Cobertura Hospitalar com Obstetrícia

Nessa segmentação, além do regime de internação hospitalar, também está incluída a atenção ao parto. É garantida, ainda, a cobertura assistencial ao recém-nascido filho natural ou adotivo do contratante, ou de seu dependente, durante os primeiros 30 dias após o parto. A acomodação hospitalar nessa segmentação pode acontecer em padrão enfermaria ou quarto privativo.

Em caso de necessidade de assistência médico-hospitalar decorrente da condição gestacional de pacientes no período de carência, a operadora deverá abranger cobertura igual àquela fixada para o plano do segmento ambulatorial, não garantindo, portanto, internação além das 12 horas iniciais.

Odontológico

Essa segmentação garante atendimento odontológico completo, incluindo consultas, exames, atendimentos de urgência e emergência odontológicos, exames complementares e tratamentos realizados em ambiente ambulatorial.

Quando relacionados a um evento de plano de saúde, esses procedimentos são solicitados pelo cirurgião-dentista assistente para complementar o diagnóstico do paciente, seguindo o Rol de Procedimentos da ANS.

A cobertura no plano da SBF com a Bradesco Saúde

No plano de saúde oferecido pela SBF a seus sócios, em parceria com a Bradesco Saúde, a cobertura é para atendimentos previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS para a segmentação ambulatorial + hospitalar com obstetrícia.

Ou seja: o titular e dependentes do plano da SBF terão acesso a consultas agendadas, exames e atendimentos de urgência e emergência em pronto socorro, incluindo serviços de obstetrícia. Além disso, a cobertura é nacional – o beneficiário terá atendimento garantido em todo o Brasil (dentro da rede credenciada).

O beneficiário da SBF também pode optar pelo plano odontológico, com a cobertura de procedimentos também dentro do que prevê o Rol da ANS. Neste caso, o plano de saúde da SBF se configura na segmentação assistencial mais completa entre todas estabelecidas pela ANS: ambulatorial + hospitalar com obstetrícia – com a possibilidade, ainda, da contratação também de plano odontológico.

Uma configuração que garante o ciclo completo de assistência médica, desde a atenção básica até tratamentos de média e alta complexidade, para todas as idades. Com a possibilidade de contar ainda com a cobertura para tratamentos odontológicos.
Como contratar

O plano de saúde da SBF é gerenciado por uma equipe de especialistas pronta para te atender. Você pode manifestar o interesse de adquirir o plano, sem compromisso, preenchendo este formulário para falar com nosso atendimento.

Esperamos você!