Realizada anualmente pela American Physical Society (APS), a 2021 CUWiP – Conferences for Undergraduate Women in Physics aconteceu de 22 a 24 de janeiro, na modalidade online, e houve a participação convidada de integrantes do Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero (GTG) da SBF.

A professora Érica de Mello Silva (presidente) participou da sessão plenária de abertura, e as professoras Gabriela Barreto Lemos e Nadja Kolb Bernardes contribuíram em outras mesas redondas. A professora Fernanda Selingardi Matias também participou da conferência, assim como cerca de vinte estudantes de graduação de diferentes instituições do país que foram convidadas pelo GTG. Dentre essas alunas de graduação brasileiras, três tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação: Luísa Pires Ferreira (UNICAMP), Stephany de Moura Santos (UFRPE) e Ysla França Adans (UFBA).

A CUWiP é um evento totalmente voltado para graduandas em Física, em todos os aspectos, e um marco dessa conferência é a intensa participação das estudantes na sua organização através dos conselhos estudantis. O efeito disso fica claro no formato do evento: mesas redondas quase sem apresentações (somente perguntas e respostas, basicamente); poucas palestras; muitas sessões bastante criativas para estimular a formação de redes entre as jovens, inclusive através de jogos; estímulo tanto para a criação de grupos de discussão quanto para mini-seminários entre as alunas. Um pouco sobre a história da conferência, bem como sobre seus objetivos, pode ser encontrado aqui: https://www.aps.org/publications/apsnews/202008/cuwip.cfm.

Essa edição de 2021 marcou, portanto, o início de um convênio (colaboração) entre a APS e o GTG da SBF, que em 2022 irá coordenar pela primeira vez um evento da CUWiP no país. Além das professoras envolvidas, as vinte alunas que participaram da conferência receberão um treinamento para que possam contribuir ativamente com a organização da edição brasileira.

Érica de Mello Silva (presidente, UFMT)
Gabriela Barreto Lemos (UFRJ)
Nadja Kolb Bernardes (UFPE)
Fernanda Selingardi Matias (UFAL)