A equipe brasileira enviada à Olimpíada Internacional de Física de 2021 (https://www.ipho2021.lt) mostra sua força conquistando uma medalha de ouro, por Caio Augusto Siqueira da Silva, do Colégio Objetivo Integrado (SP), uma medalha de prata por Thiago Frota Maranhão, do Colégio Ari de Sá (CE) e três de Bronze, por Lucas Takayasu, do Colégio Etapa (SP), Alex Carneiro de Sousa e Ualype de Andrade Uchoa, ambos do Colégio Farias de Brito (CE). Os nomes estão listados pela ordem de classificação final no evento.

A IPHO/2021 foi organizada pela Lituânia e ocorreu de 17 a 24/07/2021, contou com a participação de quase 370 estudantes de 76 países. Apesar do formato online a excelente organização do evento proporcionou várias oportunidades de confraternização, desde atividades dançantes à gastronômicas, sem esquecer, é claro, das acadêmicas. O destaque foi a palestra do Prof. Didier Queloz, laureado com o prêmio Nobel de Física de 2019.

Os competidores brasileiros foram reunidos em um centro de aplicação de provas em Campina Grande/PB sob a coordenação Prof. Mário César Soares Xavier (UEPB). O regulamento detalhado da competição, com a necessidade de isolamento durante o período de provas, da noite de domingo 18 à tarde do dia 21 garantiu o mesmo nível de rigor de uma competição presencial. A prova experimental, com kit enviado pelos organizadores ocorreu no dia 19 e a teórica no dia 21.

Graças às instalações oferecidas pelo Colégio Motiva de Campina Grande, a equipe brasileira pode se concentrar apenas nos problemas da prova. Todas exigências de infraestrutura envolvidas em sua aplicação, tais como medidas profiláticas contra a transmissão do covid-19, confiabilidade de conexão, sistema de monitoramento permanente dos competidores, oferecimento de lanches e bebidas, etc, foram atendidas por essa instituição parceira da OBF.

Os líderes da equipe brasileira foram o Prof. Ricardo Andreas Sauerwein (UFSM) e o Prof. Ivan Guilhon Mitoso Rocha (ITA).