A IPHO/2021 foi organizada pela Lituânia e ocorreu de 17 a 24/07/2021, contou com a participação de quase 370 estudantes de 76 países. Apesar do formato online a excelente organização do evento proporcionou várias oportunidades de confraternização, desde atividades dançantes à gastronômicas, sem esquecer, é claro, das acadêmicas. O destaque foi a palestra do Prof. Didier Queloz, laureado com o prêmio Nobel de Física de 2019.
Os competidores brasileiros foram reunidos em um centro de aplicação de provas em Campina Grande/PB sob a coordenação Prof. Mário César Soares Xavier (UEPB). O regulamento detalhado da competição, com a necessidade de isolamento durante o período de provas, da noite de domingo 18 à tarde do dia 21 garantiu o mesmo nível de rigor de uma competição presencial. A prova experimental, com kit enviado pelos organizadores ocorreu no dia 19 e a teórica no dia 21.
Graças às instalações oferecidas pelo Colégio Motiva de Campina Grande, a equipe brasileira pode se concentrar apenas nos problemas da prova. Todas exigências de infraestrutura envolvidas em sua aplicação, tais como medidas profiláticas contra a transmissão do covid-19, confiabilidade de conexão, sistema de monitoramento permanente dos competidores, oferecimento de lanches e bebidas, etc, foram atendidas por essa instituição parceira da OBF.
Os líderes da equipe brasileira foram o Prof. Ricardo Andreas Sauerwein (UFSM) e o Prof. Ivan Guilhon Mitoso Rocha (ITA).