Warning: Undefined array key "options" in /home/sbf/public_html/sbf/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 93

A equipe de organização dos Encontros Integrados em Física e seu Ensino (EIFE), edição 2025, anunciam a realização do IV Encontro Nacional do MNPEF (ENMNEPF) e da IX Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF). Os eventos serão sediados na Universidade Federal do Ceará (UFCE), em Fortaleza, de 23 a 26 de julho. Os encontros são marcados pela reunião de professores, estudantes e demais pesquisadores da Física e seu ensino, promovendo o diálogo entre gerações e a troca de experiências sobre temas relacionados aos desafios e inovações no ensino da Física.

Nesta sexta-feira (14/2) foi lançado o site oficial dos EIFE, ambiente no qual é possível encontrar informações sobre os eventos e todos os detalhes necessários para inscrição e submissão de resumos. Os valores variam de acordo com a ocupação do inscrito e sócios da Sociedade Brasileira de Física (SBF) têm descontos que podem chegar a quase 70% do total – lembrando que estudantes de graduação têm isenção de mensalidade da SBF por um ano. As pessoas interessadas em participar têm até o dia 14 de março para realizar sua inscrição.

Este ano o tema abordado será “Ano Quântico e o Papel do Físico Professor no Ensino da Física Contemporânea no Ensino Básico no Brasil”. De acordo com a comissão organizadora, a escolha foi feita em decorrência de 2025 ser o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas – definido pela ONU em comemoração ao centenário do início da Mecânica Quântica. O evento trará temas que destacam a importância da Física Quântica na ciência e tecnologia da atualidade, e discutirá estratégias para a abordagem do tema na Educação Básica.

Sobre os eventos

O IV Encontro do MNPEF (En-MNPEF) é um espaço de divulgação, compartilhamento e debate sobre novas metodologias e abordagens no ensino da Física, envolvendo a equipe de gestão nacional (CPG), coordenadores e professores do MNPEF, bem como pesquisadores e gestores convidados externos ao programa.

Nesta edição, o evento abordará a formação do Físico Professor como um profissional capaz de contemplar os desafios para o ensino da física contemporânea na educação básica de forma a potencializar o letramento científico do cidadão brasileiro. Serão discutidos tópicos relacionados ao ensino da Física Quântica e sua inserção na educação básica, promovendo reflexões sobre metodologias inovadoras, estratégias didáticas e epistemologia que tornem essa área da Física mais acessível aos estudantes.

A IX Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF) tem como objetivo proporcionar uma formação continuada a professores da Educação Básica e ensino superior, e a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Esta edição buscará explorar alternativas para a transposição didática dos conceitos da Física Quântica, discutindo estratégias de ensino ativas, a utilização de recursos tecnológicos e materiais didáticos inovadores que favoreçam uma aprendizagem mais significativa para os alunos da educação básica.

A programação do evento incluirá palestras masters, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, oficinas temáticas, reuniões de coordenadores do MNPEF, além de atividades culturais e de integração. Acompanhe as novidades pelas redes sociais do MNPEF e pelo site dos eventos.

Prazos Importantes

  • Inscrição e Envio de Resumos de trabalhos: 14 de março;
  • Resultado da Avaliação dos Resumos Submetidos: 31 de março;
  • Informação sobre forma de apresentação: 07 de abril;
  • Data Limite para o pagamento e cancelamento das inscrições: 14 de abril.

Divulgação oficial