O maior observatório de raios cósmicos do mundo celebra entre os dias 14 e 16 de novembro os 20 anos do lançamento de sua pedra fundamental. Dezenas de pesquisadores brasileiros participam ativamente da colaboração internacional do Observatório Pierre Auger, desde a sua concepção na década de 1990 até o seu desenvolvimento atual.
Localizado nos pampas, próximo a cidade de Malargue, Argentina, o complexo de detectores do Auger cobre uma área duas vezes maior que a da cidade de São Paulo, o maior já construído para o estudo de raios cósmicos de altíssima energia, vindos de todas as direções do Universo.
Entre hoje e amanhã, um encontro científico na sede do Auger em Malargue abordará os seguintes temas: raios cósmicos de altíssimas energias; fontes de raios cósmicos e sua propagação; neutrinos; raios gama de altas energias; interações de raios cósmicos; astronomia multimensageiro; e uma revisão sobre o estado atual e perspectivas da física de astropartículas. O encontro inclui um tour guiado pelo sítio do observatório, com visita a detectores. Em paralelo, ocorre a Feira de Ciências, em cooperação com escolas locais, envolvendo estudantes em uma competição pelo prêmio de melhor projeto apresentado.
Dia 16, a Cerimônia Oficial de Celebração contará com a participação de representantes dos vários países e membros das instituições de fomento à pesquisa que apoiam o observatório.
A programação do evento pode ser conferida no site oficial do Auger: www.auger.org