Categorias

Posts recentes

O Boletim da SBF é a mais tradicional ferramenta de comunicação da Sociedade Brasileira de Física com seus associados. Ao longo do tempo passou por diversas atualizações em virtude das evoluções tecnológicas e o crescimento da comunidade de Física no Brasil. Entre os anos de 1970 e 1998 era impresso e a partir de 2004, foi adotada sua forma eletrônica. Em 2012, o Conselho da SBF estabeleceu que o Boletim da SBF seria enviado semanalmente aos sócios por email todas as quintas-feiras úteis contendo material de divulgação institucional, além dos tradicionais anúncios de concursos e eventos que já eram enviados semanalmente.

Nesta mesma oportunidade, o Conselho da SBF instituiu o “Mural do Sócio”, um espaço de manifestação dos sócios, crucial em qualquer Sociedade Científica. O Mural deveria ser encarado como um espaço para a publicação de idéias, opiniões e análises dos sócios, e não como um “chat” de perguntas e respostas. Esperava-se que o Mural do Sócio se transformasse em um fórum ágil e eficiente para a discussão de todos os assuntos relativos à Física, aos físicos e aos demais profissionais da Ciência do País. Infelizmente, o Mural dos Sócios acabou não prosperando da forma pretendida e a ideia foi abandonada.

No entanto, a atual Diretoria da SBF entende que ainda existe uma lacuna para que os associados da SBF também possam participar e divulgar suas ideias na comunidade de Física brasileira com artigos de divulgação/opinião enviados por pesquisadores, professores e outros especialistas. Existe a necessidade de espaço para essas publicações mais “leves” com objetivo de aprofundar temas relacionados à ciência, carreira, tecnologia, inovação e políticas públicas – não se enquadrando nessas finalidades artigos científicos especializados.

Dessa forma, o Boletim da SBF agora contará com a “Seção 137“, uma nova seção que poderá abranger algumas matérias de cunho jornalístico como carreira, entrevistas com destacados membros da comunidade de Física e outros assuntos relacionados produzidos pela própria equipe jornalística da SBF e contando PRINCIPALMENTE com a participação dos associados.

Os associados podem enviar suas propostas de publicação espontaneamente ou, em alguns casos, a convite do próprio Boletim. Os textos passarão antes por uma avaliação e, no caso de serem aceitos, as publicações seguirão o critério de atualidade e/ou ordem de chegada.

Os autores poderão enviar seus textos para o email do Boletim (boletim@sbfisica.org.br), em qualquer momento, sem prazo determinado.

Escopo dos trabalhos

1. Divulgação Científica.

2. Ensaios.

3. Resenhas de livros.

4. Entrevistas com a nossa comunidade, não apenas com professores mas com alunos de graduação e pós graduação de destaque na comunidade.

5. Carreira.

6. A Física na cultura pop  (obviamente, Star Trek!).

Guidelines

– O artigo deve ter, no máximo, 15.000 caracteres com espaços, incluindo o título (que não deve ultrapassar  150 caracteres). 

– O autor, ou pelo menos um dos autores, deve ser um sócio ADIMPLENTE da SBF

– Textos maiores devem ter a aprovação prévia.

– O autor deve incluir uma breve nota biográfica, em que além do nome completo, informe a instituição à qual são vinculados e seus respectivos cargos.

– O conteúdo deve ser inédito e de autoria de quem o apresenta.

– Uma vez publicado, o autor poderá reproduzir o artigo em qualquer outro veículo, desde que seja dado o crédito ao sítio da SBF com o link para a publicação original.

Seções do Boletim

Além da “Seção 137”, o Boletim da SBF continuará com a publicação de suas seções tradicionais:

– A Antessala do Ensino!

A Diretoria da SBF solicitou que a CAPEF (Comissão de Área: Pesquisa em Ensino de Física) auxiliasse seus editores na criação e curadoria de uma seção dedicada ao Ensino e à Pesquisa em Ensino de Física no Boletim da SBF. A intenção é promover a empatia entre colegas de perfil complementar: físico(a) experimental e teórico(a), professor(a) iniciante e experiente, licenciada(o) e bacharel. Além de dar destaque a textos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física, a nova seção também apresentará trabalhos publicados em outros periódicos e veículos que contribuam para divulgação e inserção dos conhecimentos da área de Pesquisa em Ensino de Física na vida profissional e institucional de docentes e outras pessoas dedicadas à educação em ciências e a divulgação da Física.

– Destaque em Física, Destaques do BJP e Destaques da RBEF

Uma breve discussão, em linguagem acessível a estudantes e não especialistas, de alguns dos artigos de (co)autoria de pesquisadores com vínculo a instituições de pesquisa no Brasil e publicados em periódicos de alto impacto. São também considerados os periódicos da SBF. A escolha dos destaques é de responsabilidade da SBF. Não se baseia em submissão de propostas nem pretende agregar mérito ao trabalho com relação a outras publicações. O objetivo é divulgar fronteiras da Física que o Brasil vem recortando.

– Opinião

Contém temas considerados pela SBF de interesse dos seus sócios. As opiniões são de responsabilidade exclusiva do autor, não refletindo posição da Diretoria e Conselho da SBF.

– Anúncios

A Seção de Anúncios é um serviço que a SBF oferece gratuitamente para seus associados. Para anunciar assuntos de interesse da comunidade de Física nas categorias: Comunicados, Concursos, Eventos, Informes e Oportunidades basta ser sócio adimplente da SBF. Pedidos de divulgação devem ser encaminhados à  anuncios@sbfisica.org.br. Os ano ncios são de responsabilidade dos anunciantes, não significando apoio, aval ou verificação da SBF.