A aluna do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Maria Derlandia de Araújo Januário foi aprovada em segundo lugar para fazer doutorado em ensino de física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A discente estuda no pólo 31 que fica na Universidade Regional do Cariri (URCA) localizado no Ceará.
Maria cursou licenciatura em física na URCA (2013) e é especialista em matemática e física pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), onde também cursou especialização em gestão de recursos humanos. Atuou como professora na secretaria de educação básica do Ceará e leciona no ensino fundamental e médio no colégio Sossego/CE.
Na URCA, é professora substituta e está à frente do grupo de estudo de neurociência educacional, também trabalha de forma voluntária no Programa Residência Pedagógica.
O projeto de mestrado de Maria é intitulado “Folhetos de cordel científicos em formato de história em quadrinhos, para o ensino de física moderna, e a construção de uma sequência de ensino na perspectiva da neurociência educacional”, que teve início em 2018, com bolsa CAPES, sob a orientação do Prof. Francisco Augusto Silva Nobre, do departamento de Física da URCA.
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3