NUC – Proposta 1

Caros colegas da comunidade de Física Nuclear e Aplicações

Em breve haverá eleições das comissões de área da SBF, em especial para a Comissão de Física Nuclear e Aplicações. Gostaríamos de expor algumas opiniões sobre essa comissão. Essa comissão foi criada por iniciativa da própria comunidade de Física Nuclear com o objetivo de estimular várias iniciativas individuais e/ou coletivas que pudessem fortalecer a comunidade junto à Sociedade Brasileira de Física. Nossa comunidade é pequena, se comparada a outras na SBF, e somente a movimentação em sincronia permitirá estabelecer ações efetivas para o crescimento da área de Física Nuclear e Aplicações no Brasil. Acreditamos que nos últimos anos nossa comunidade sofreu consideravelmente por conta de muitos atritos internos e externos. Sofremos também com a falta de suporte e financiamento para projetos comuns, de grande porte, essenciais à manutenção de atividades de pesquisa efetivas no Brasil, seja através de empreendimentos locais, seja através de colaborações no exterior, fundamentais para o intercâmbio de conhecimento. A comissão de física nuclear poderia desempenhar um papel importante na redução desses atritos e fortalecimento das bases necessárias para um suporte efetivo pelas agências governamentais.

Foi realizada uma eleição, há um tempo atrás, para compor uma comissão transitória. Uma grande preocupação de vários membros da comunidade, no início, é que essa comissão transitória acabasse polarizada em favor de uma área específica. No entanto, a primeira eleição acabou por indicar uma comissão bastante equilibrada em todas as sub-áreas de física nuclear, com um peso interessante entre teórico/experimental/altas energias/aplicada. Nesse tempo nós, membros dessa comissão transitória, fomos capazes de trabalhar em sintonia, respeitando a opinião dos nossos colegas (da comissão e opiniões externas) e dialogando sempre de maneira aberta e respeitosa. Além das questões referentes à regulamentação da Comissão de Área e de seu Regimento, produzimos o documento da área de Física Nuclear e Aplicações para a SBF, amplamente divulgado na comunidade. Entendemos que esse foi um ponto bastante positivo e que permitiu avançar consideravelmente no estabelecimento das comissões de área na SBF.

Pensando na continuidade desse trabalho, gostariamos de sugerir uma chapa para as próximas eleições da comissão de Física Nuclear e Aplicações da SBF. Acreditamos que a comunidade de física nuclear necessita de uma comissão que trabalhe em sintonia nos próximos anos para tentar agregar mais ainda a nossa comunidade. Gostaríamos de reforçar, contudo, que a eleição é totalmente livre, não sendo necessário respeitar composições de chapa. Como membros da comunidade, cada um possui a liberdade de escolha de acordo com as suas convicções pessoais. Como sugestão, propomos a chapa (em ordem alfabética, sem preferência):

1. Alexandre Alarcon do Passo Suaide (física de altas energias)
2. Alinka Lépine-Szily (física experimental de baixas energias)
3. Brett Vern Carlson (física nuclear teórica)
4. Carlos Roberto Appoloni (física aplicada)
5. Paulo Roberto Silveria Gomes (física experimental de baixas energias)

Atenciosamente,

Comissão de Física Nuclear e Aplicações