Categorias

Posts recentes

O Brazilian Journal of Physics  (BJPH) é categorizada como um “Transformative Journal” (TJ), o que significa que ainda é uma revista com modelo de publicação híbrido, e que também é coberta por acordos (TAs – “Transformative Agreements”) entre a Springer Nature e bibliotecas (ou consórcios de bibliotecas). Como uma revista híbrida, atualmente os autores podem escolher como publicar seus artigos: sob um modelo de acesso por assinatura (sem custo para os autores), ou sob um modelo de acesso livre (OA – “Open Access”). Esta é uma escolha que pode ser feita com base em suas preferências, requisitos institucionais ou agências de fomento, e disponibilidade de financiamento para cobrir os APCs (Taxas de Processamento de Artigos). Os autores afiliados a institutos cobertos por um TA são elegíveis a publicar sob o modelo OA sem custos para o pesquisador.

Os TJs são endossados pelo cOAlition S como um meio de encorajar uma transição sustentável para o OA completo. De acordo com os critérios do “Plan S”, um TJ deve fazer a transição para OA pleno (ou seja, começar a publicar somente artigos OA) quando este conteúdo ultrapassar 75% de seu total de publicações anual. Em 2022, a fração do conteúdo OA no BJPH foi de 2,3%. A Springer Nature respondeu aos requerimentos do cOAlition S e estabeleceu um compromisso com seus critérios em 2020, como parte do objetivo comum de acelerar a transição para a ciência e a pesquisa de acesso livre.

Portanto, estando na categoria de TJ, publicar artigos de acesso livre no BJPH é opcional para os autores. Entretanto, os autores são encorajados a considerar esta opção, uma vez que os benefícios incluem maior citação e uso, maior engajamento público, e impacto mais rápido.

A Springer Nature comprometeu a grande maioria das revistas que são publicadas em nome dos parceiros, a serem estabelecidas como TJs. A Springer Nature continua trabalhando em colaboração estreita com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) para explicar suas estratégias, a fim de servir ao melhor interesse do BJPH e seus autores.

Mais informações podem ser encontradas nas páginas abaixo:

https://www.coalition-s.org/addendum-to-the-coalition-s-guidance-on-the-implementation-of-plan-s/

https://group.springernature.com/gp/group/media/press-releases/springer-nature-plan-s/17877246

https://www.springernature.com/gp/open-research/transformative-journals

Quaisquer futuras modificações nas características da revista serão amplamente discutidas com a comunidade de físicos brasileira, com o Conselho e Diretoria da SBF.

Antônio Martins Figueiredo Neto
(Editor Chefe do BJPH – USP)

Fábio Pereira Santos
(Editor de Publicações d BJPH – Springer Nature)