Morreu nesta quarta-feira (4) o físico Ernst Wolfgang Hamburger, aos 85 anos, após uma batalha de três anos contra um linfoma.
Renomado professor da USP (Universidade de São Paulo), Hamburger ficou conhecido por seus trabalhos em física nuclear e por sua marcante atuação na divulgação e na educação científica.
Foi diretor da Estação Ciência, além de membro fundador e vice-presidente da SBF. Também era membro da Academia Brasileira de Ciências, foi premiado pela Unesco e recebeu uma condecoração por mérito científico, além de ter o título de cidadão paulistano, concedido em 2013.
Nascido em 8 de junho de 1933, em Berlim, Hamburger veio ao Brasil com 3 anos. A família, de origem judia, fugia do regime nazista depois que o pai dele, um magistrado, fora destituído de seu cargo em razão de sua etnia.
Hamburger decidiu cursar física na USP e recebeu o diploma em 1954, com a mesma turma que formou sua futura esposa, Amélia Império Hamburger, falecida em 2011. O casal teve cinco filhos.
Depois do doutorado na Universidade de Pittsburgh, nos EUA, Hamburger retornou ao Brasil e se tornou um dos mais jovens professores catedráticos da USP, aos 35 anos de idade.
Ernst deixa os filhos Esther, Sônia, Vera, Fernando e Cao, dois genros, uma nora e seis netos.