Normas e Prazos das Eleições de 2011

O QUE:

Eleição de:

06 membros para a Diretoria (julho de 2011 a julho de 2013)
05 titulares para o Conselho (julho de 2011 a julho de 2015)
05 suplentes para o Conselho (julho de 2011 a julho de 2013)

QUEM:

De acordo com os artigos 11º e 28º do estatuto da Sociedade Brasileira de Física, só podem votar e ser votados os sócios efetivos quites com a SBF até o ano anterior à eleição. Desse modo, só serão computados os votos dos sócios em dia com as anuidades até inclusive o ano de 2010 (anterior ao ano da eleição). O(a) colega pode, entretanto, se colocar em dia com a SBF através da página www.sbfisica.org.br até o dia 15 de abril de 2011.

QUANDO:

As eleições terão início no dia 25 de abril de 2011, quando a cédula ficará disponível na página www.sbfisica.org.br, até o dia 25 de junho de 2011.

COMO:

Os sócios devem acessar a página www.sbfisica.org.br, com sua senha pessoal, previamente distribuída, seguir as instruções que acompanham a cédula e prosseguir com a votação.

A CÉDULA:

O Conselho da SBF, reunido nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2011, indicou nomes para o Conselho e decidiu que as chapas que concorrem à Diretoria devem se inscrever junto à Comissão Eleitoral, sendo dispensável a apresentação de 30 assinaturas de sócios para efetivação da inscrição. Será atribuído um número às chapas inscritas definido pela ordem cronológica de inscrição. Até o momento, já há duas chapas inscritas para a Diretoria, e a Comissão Eleitoral está aberta para a inscrição de chapas adicionais. As chapas inscritas e os nomes dos sócios indicados para o Conselho aparecerão na cédula eletrônica. Entretanto, o sócio eleitor pode escolher e votar em outros candidatos utilizando o campo “outros” da cédula eletrônica. Imediatamente aparecerá o nome de todos os candidatos elegíveis e o eleitor poderá escolher. O Conselho da SBF é composto por 10 (dez) membros titulares, eleitos com mandatos de 4 (quatro) anos, sendo que bienalmente metade destes se renova. São também eleitos 5 (cinco) membros suplentes.

O(a) colega poderá votar em até 10 (dez) nomes para o Conselho – os 5 (cinco) nomes mais votados comporão o Conselho como membros titulares até julho de 2015 e os 5 (cinco) seguintes serão suplentes até 2013. O voto nulo ou branco para o Conselho exclui a possibilidade de voto de qualquer candidato.

De acordo com o parágrafo 5º do artigo 22º do estatuto da SBF os membros do Conselho não podem ser reeleitos para o mandato seguinte. Os Conselheiros que terminam seus mandatos em julho de 2011 são:

Adalberto Fazzio (USP)
José Abdalla Helayël Neto (CBPF)
Maria Carolina Nemes (UFMG)
Silvio Paolo Sorella (UERJ)
Oscar Nassif de Mesquita (UFMG)

Fazem parte do Conselho até 2013:

Luiz Davidovich (UFRJ)
Silvio Roberto de Azevedo Salinas (USP)
Alaor Silvério Chaves (UFMG)
Maria Emília Xavier Guimarães (UFF)
Sylvio Roberto Accioly Canuto (USP)

Estes 10(dez) atuais conselheiros não podem concorrer a um cargo para o Conselho na presente eleição e, portanto, votos em seus nomes serão considerados nulos.

Não são elegíveis para Secretário Geral Gastão Krein e para Secretário de Ensino Nilson Marcos Dias Garcia, pois já estão completando dois mandatos consecutivos nesses cargos.

INSCRIÇÕES DE CHAPAS ADICIONAIS PARA A DIRETORIA:

A inscrição de chapas adicionais para a Diretoria deve ser feita até 15 de abril de 2011 diretamente na Secretaria Geral da Sociedade Brasileira de Física através de mensagem eletrônica para eleicoes2011@sbfisica.org.br.

Cada chapa terá um espaço na página da SBF para divulgar suas propostas.