Normas e Prazos para a Votação de 2009

Eleições 2009

O QUE:

Eleição de:

6 membros para a Diretoria (julho de 2009 a julho de 2011)
5 Titulares para o Conselho (julho de 2009 a julho de 2013)
5 Suplentes para o Conselho (julho de 2009 a julho de 2011)


QUEM:

De acordo com os Artigos 11º e 28ª do Estatuto da Sociedade Brasileira de Física, só podem votar e ser votados os sócios efetivos quites com a SBF até o ano anterior à eleição. Desse modo, só serão computados os votos dos sócios em dia com as anuidades até inclusive o ano de 2008 (anterior ao ano da eleição). O (a) colega pode, entretanto, se colocar em dia com a SBF através da página www.sbfisica.org.br. O (a) colega que quiser ter seu nome como candidato precisa estar em dia com as anuidades até 29 de abril de 2009. O (a) colega eleitor pode se colocar em dia a qualquer momento durante o período de votação até o dia 3 de junho de 2009.


QUANDO:

As eleições terão início no dia 11 de maio de 2009, quando a cédula estará disponível na página www.sbfisica.org.br, até o dia 08 de junho de 2009.


COMO

Os sócios devem acessar a página www.sbfisica.org.br, com sua senha pessoal, previamente distribuída, seguir as instruções que acompanham a cédula e prosseguir com a votação.


A CÈDULA:

A cédula de votação contém os nomes dos sócios que estão concorrendo aos cargos de Diretoria e as vagas no Conselho. Estes nomes foram indicados ou pelo Conselho da SBF ou por sugestões de sócios (encaminhadas através da Comissão Eleitoral ao Conselho). Entretanto, o sócio eleitor pode escolher e votar em outros candidatos utilizando o campo “outros” da cédula eletrônica. Imediatamente aparecerá o nome de todos os candidatos elegíveis e o eleitor poderá escolher. Contudo, recomenda-se eleger sócios para as diversas categorias obedecendo-se a uma distribuição por áreas de conhecimento e por diferentes regiões geográficas do Brasil. O Conselho da SBF é composto por 10 (dez) membros titulares, eleitos com mandatos de 4 (quatro anos), sendo que bienalmente metade destes se renova. São também eleitos 5 (cinco) membros suplentes. De acordo com o parágrafo 5º do artigo 22º do estatuto da SBF os membros do Conselho não podem ser reeleitos para o mandato seguinte.


Os Conselheiros que terminam seus mandatos em julho de 2009 são:


Rita Maria Cunha de Almeida
Belita Koiller
Celso Pinto de Melo
Marcos Assunção Pimenta


Fazem parte do Conselho da SBF até 2011:


Adalberto Fazzio
José Abdalla Helayël Neto
Maria Carolina Nemes
Silvio Paolo Sorella
Oscar Nassif de Mesquita

Estes atuais Conselheiros não podem concorrer a um cargo para o Conselho na presente eleição e, portanto, seus nomes não estão disponíveis para votação.

O (a) colega poderá votar em até 10 (dez) nomes para o Conselho – os 5 (cinco) nomes mais votados comporão o Conselho como membros titulares até julho de 2013 e os 5 (cinco) seguintes serão membros suplentes até 2011.

Comissão Eleitoral

Edison Zacarias da Silva (IFGW – UNICAMP)
Nelia Ferreira Leite (INPE)
Helena Maria Petrilli (IFUSP)