No próximo sábado (3), começa em Natal (RN) o Encontro de Física de 2016 – evento que marca os 50 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Física e agregará as principais reuniões nacionais de diversas áreas de pesquisa neste ano.

Esperam-se cerca de 2.000 participantes – entre pesquisadores, professores, estudantes e interessados –, que terão a chance de travar contato com alguns dos maiores expoentes mundiais em ramos tão distantes quanto cosmologia e física da matéria condensada, além de especialistas no ensino de física.

Os palestrantes das sessões plenárias serão:

– Paul Chu, especialista em supercondutividade a altas temperaturas da Universidade de Houston;

– Paul Davies – físico da Universidade Estadual do Arizona cujos interesses vão da cosmologia à busca por inteligência extraterrestre;

– Nathaniel Fisch – físico de plasmas da Universidade de Princeton;

– Jeffrey Hangst – pesquisador da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e do CERN que investiga as propriedades da antimatéria;

– Fernando Quevedo – físico guatemalteco que é diretor do ICTP/Trieste e pesquisador em teoria de supercordas;

– Svein Sjoberg – da Universidade de Oslo, na Noruega, especialista em educação científica;

– Harry Swinney – pesqusador em teoria do caos e diretor do Centro de Dinâmica Não-Linear da Universidade do Texas em Austin.

A iniciativa de promover um grande evento reunindo diversas reuniões tradicionalmente realizadas de forma independente tem por objetivo estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas. Entre os eventos tradicionais que foram aglutinados para o Encontro de Física de 2016 estão:

– Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos

– Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil

– Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada

– Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

– Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas

Trata-se de um modelo usado pela primeira vez pela SBF em 2011, com muito sucesso, o que levou o Conselho e a Diretoria da Sociedade a repetirem a fórmula agora em 2016, para marcar seu cinquentenário. Como parte das celebrações, o evento também será palco do lançamento de um livro produzido pela SBF que conta a história da física no Brasil.

Ao longo de cinco dias, haverá simpósios e apresentações orais voltados para a comunicação e discussão de resultados científicos entre especialistas e apresentações que terão um enfoque mais amplo, visando interessar, além de especialistas, não especialistas e estudantes.

O Encontro de Física de 2016 acontece nos hotéis Prai Mar, Rifoles e Pontalmar, em Natal, entre os dias 3 e 7 de setembro.