Categorias

Posts recentes

Três cálculos numéricos diferentes para expoentes de Lyapunov de brusselators com forças externas senoidais de amplitude F e frequência w.

Reações químicas autocatalíticas como a famosa reação de Belousov-Zhabotinsky, podem se manter em um estado de não equilíbrio por tempo prolongado, oscilando entre dois estados. A dinâmica caótica dessas reações pode ser analisada por um sistema de equações diferenciais conhecido como “brusselator”, ou oscilador de Bruxelas, proposto em 1968 por Ilya Prigogine e René Lefever.

Em um trabalho publicado na edição de fevereiro da revista Brazilian Journal of Physics, o físico Paulo Rech, da Universidade Estadual de Santa Catarina, investigou a dinâmica de um brusselator modificado por uma força periódica externa. Seus cálculos numéricos identificaram os valores de intensidade e frequência da força periódica para os quais a dinâmica do sistema, extremamente sensível às condições iniciais, apresenta a chamada multiestabilidade, isto é, a presença dois ou mais atratores no espaço de fase.

O trabalho foi realizado com apoio financeiro da FAPESC e do CNPq.

Artigo Científico
Multistability in a Periodically Forced Brusselator
Paulo C. Rech
Braz J Phys 51, pages144–147(2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br