A Fundação Cesgranrio apresenta uma larga experiência e expertise no tratamento de dados associados à avaliações educacionais e concursos. A Fundação Cesgranrio tem trabalhado no sentido de disponibilizar dados tratados para discutir a formação de diferentes profissionais, tais como biólogos, historiadores, psicólogos, dentre outros. Em 2019 finalizou a análise para a formação e a ocupação dos físicos, bacharéis, licenciados e pós graduandos.
Essa análise fez o cruzamento de quase duas décadas de dados, relativos ao Censo Escolar, ao Enade e, em uma análise mais restrita, a pesquisa amostral do Censo Populacional de 2010, gerando um relatório técnico que pode ser acessado aqui .
É um rico material de consulta e de leitura, com uma análise qualitativa da evolução da física no Brasil em décadas passadas, além de um vasto material quantitativo, focando, principalmente, nos resultados das políticas de ensino superior dos anos recentes.
Os resultados são importantes para auxiliar a compreender a evolução dos cursos de física, tanto na graduação quanto na pós graduação, permitindo se traçar melhor projetos para incluir essas novas gerações nos projetos de física para a sociedade brasileira.
Maurício Kleinke
Secretário para Assuntos de Ensino da SBF