O professor José do Nascimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolve pesquisa que utiliza um modelo matemático o qual mapeia indivíduos assintomáticos da COVID-19. O estudo também consegue separar as pessoas por faixa etária e indica sinais de subnotificação de casos.
Esta é a quarta entrevista da série “físicos e a COVID-19”, confira logo abaixo no vídeo:
O modelo utilizado por Nascimento é fruto de um trabalho que envolve outros pesquisadores de diferentes áreas. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa são publicados pela UFRN em um site, é possível acessar nesse link aqui. A universidade produziu um vídeo que explica de que forma o trabalho é desenvolvido. Durante a Marcha pela Ciência, o pesquisador fez uma apresentação no painel “físicos e a pandemia” no canal da SBF que está disponível no YouTube.
A formação do professor é de graduação em física e mestrado na UFRN, e doutorado em Astrofísica e Tec. Espaciais pela Université de Toulouse III (Paul Sabatier), França. Atualmente, também é pesquisador visitante do Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics.
O artigo fruto dessa pesquisa pode ser lido neste link: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.09.20060053v3
Veja também as entrevistas anteriores:
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3