Categorias

Posts recentes

Número de casos diário previsto pelo modelo (vermelho), comparado com os dados oficiais do Ministério da Saúde (preto), de 15 de março de 2020 a 12 de Agosto de 2020.

Em artigo publicado dia 9 de junho na revista Scientific Reports, o físico Leonardo dos Santos Lima, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), propõe Um modelo matemático para analisar as quedas e subidas aleatórias de novos casos diários da epidemia de COVID-19 no Brasil.

Em países como o Brasil, o baixo número de testes de COVID-19 realizados na população leva a uma grande incerteza nos dados oficiais de números de novos casos diários de COVID-19. O trabalho de Lima apresenta um modelo matemático em que a flutuação nos dados oficiais é tratada como um termo aleatório de uma equação diferencial estocástica, baseada no modelo não-linear de difusão de Itô.

O modelo realiza uma projeção do número de novos casos diários com base em dados oficiais divulgados no dia 15 de março de 2020, representando corretamente a tendência de crescimento observada nas semanas seguintes.

O trabalho foi realizado com o apoio financeiro do CNPq.

Artigo Científico
Dynamics based on analysis of public data for spreading of disease
Leonardo S. Lima
Scientific Reports 11, 12177 (2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br