Categorias

Posts recentes

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) tem vivido o desafio, assim como muitos setores da educação, em manter as atividades. Sobre como tem sido essa fase inédita de quarentena devido a pandemia de COVID-19 a Profa Dra Iramaia Jorge Cabral de Paulo coordenadora nacional do programa respondeu em entrevista à SBF.

O MNPEF é uma atividade da SBF em nível nacional profissionalizante. Professores atuantes do nível fundamental e médio são o público alvo do curso que visa oferecer reflexão e ferramentas didáticas para serem aplicadas em sala de aula. Atualmente são 63 polos em todo país

SBF: As aulas presenciais estão suspensas em todos os polos?

Profa Iramaia: Os polos têm mantido suas atividades de acordo com as medidas tomadas pelas IES (Instituições de Ensino Superior) em que estão sediados. Estamos acompanhando e não temos informação de ocorrência de aulas presenciais e início do semestre letivo em nenhum deles. Um novo calendário está em processo de discussão na maioria das IES, e naquelas que já aprovaram, para um início em maio, estão sujeitos a mudança de acordo com a evolução da pandemia do COVID-19.

SBF: Vocês adequaram o curso para ser online? 

Profa Iramaia: A despeito das incertezas quanto ao calendário acadêmico nas instituições sede a orientação da CPG é que sejam mantidas as atividades de orientações e o desenvolvimento de pesquisa com processos não presenciais, aproveitando o tempo de trabalho home office.

Lembrando que o modelo de dissertação do MNPEF requer a elaboração, aplicação e análise de um produto educacional que por sua vez é uma tarefa que requer uma criteriosa revisão da literatura tanto sobre os conteúdos de Física quanto a metodologias facilitadoras da aprendizagem. Já a pesquisa sobre a efetividade da aprendizagem exige critérios qualitativos para a coleta e análise de dados. Essa é uma tarefa de fôlego e o tempo deve ser aproveitado para avançar nesses aspectos.

SBF: Os Polos estão seguindo as diretrizes das universidades em que ocorrem as aulas? Como está sendo feito o pagamento de bolsas?

Profa Iramaia: O calendário de pagamento das bolsas, para aqueles mestrandos que foram contemplados por atenderem os critérios da CAPES, está sendo mantido, delimitando, portanto, o final da integralização do mestrado. O período quarentena, nesse sentido deve ser aproveitado para avançar com a pesquisa, como já foi mencionado.

Quanto às defesas, estão suspensas até 20 de maio, seguindo a orientação da CAPES via   Ofício Circular nº 10/2020-DAV/CAPES/ publicado em 20 de março de 2020. Esse mesmo documento sugere que as defesas de dissertações ocorram virtualmente. O MNPEF segue, portanto, as orientações determinadas pela CAPES, mantendo as bancas de defesa, as orientações e o desenvolvimento de pesquisa com processos não presenciais.

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP

Processo 2019/02744-3