Categorias

Posts recentes

foto: Profa. Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo, coordenadora nacional do MNPEF

Na semana de encerramento de inscrição para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), o curso recebeu nota 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Essa nota é revestida de significados, de um trabalho árduo. Não é só da coordenação, acredito que instituições são pessoas e dessa forma a gente consegue humanizar e alcançar as reais demandas nas tarefas que fazemos”, diz Profa. Dra. Iramaia Jorge Cabral de Paulo, coordenadora nacional do MNPEF. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro no site

No MNPEF, os mestrandos deverão desenvolver uma didática que será aplicada na prática em sala de aula e como resultado disso, vão descrever no trabalho de dissertação a experiência qualitativa. O curso proporciona a reflexão do que é ser professor e a capacitação no conhecimento de física e no desenvolvimento de ferramentas de ensino. “Por trás dessa nota da CAPES está a consolidação do conceito do físico professor, com uma formação consistente em física, mas também em como se ensina e se aprende a física”, explica Iramaia. O mestrado nacional contabiliza 2058 defesas de dissertação até o momento.

O MNPEF é uma atividade da Sociedade Brasileira de Física (SBF) em nível nacional profissionalizante, atualmente são 61 polos em todo Brasil. Deste total, quatro novos polos foram agregados este ano, dois no Piauí, um no Amazonas e outro no Amapá. O curso é destinado para professores de física que são atuantes no nível fundamental e médio. Conforme explica Iramaia, deve acontecer uma nova chamada para abertura de mais polos. “Nós somos hoje 806 professores de física de 61 instituições, entre universidades públicas e institutos federais”, diz a coordenadora.

Durante o período de pandemia foram desenvolvidas habilidades para tratar o curso sem perder a qualidade se valendo das atividades remotas online, inclusive as orientações e defesas de dissertação. Essa experiência enriqueceu e deve se manter para algumas situações. “Tivemos que fazer aplicação dos produtos educacionais para o ensino remoto, isso nos deu know-how para o ensino à distância”, fala Iramaia. 

Outra oportunidade que o MNPEF oferece essa semana é a inscrição para um grande evento na área de ensino de física, que deve acontecer na Universidade de Brasília (UnB). “Estamos com um grande evento programado para a semana de 12 a 16 de dezembro na UNB – na verdade um conjunto que nominamos “Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022” em que faremos conjuntamente: II Encontro Nacional MNPEF, VIII Escola Brasileira de Ensino de Física e XI Escola de Física Roberto Salmeron”, conta a coordenadora nacional. A inscrição será aberta em breve.

O MNPEF está nas redes sociais, siga no Twitter o @MnpefS, no Instagram o @mnpefsbf e no Facebook procure por mnpef.

Por Joice Santos
Jornalista colaboradora para a SBF