Categorias

Posts recentes

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e a Vice-Presidente para Ciência e Tecnologia do Irã, Nasrin Soltankhah, assinaram neste domingo, em Teerã, uma emenda ao Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, firmado em Brasília, no dia 23 de novembro de 2009, durante o encontro dos Presidentes Lula e Ahmadinejad..

O adendo cria um Grupo de Trabalho Conjunto, com cinco membros de cada lado, encarregado de conduzir os programas e projetos aprovados por ambos os países. E tem como anexo a lista das propostas para cooperação bilateral em áreas de ciência e tecnologia.

As áreas escolhidas são: Nanotecnologia; Biotecnologia aplicada e Agricultura; Bioetanol; Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e Física; Política e Planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação; Ciências Médicas e Fármacos; Engenharia.

Para cada área estão previstos workshops e intercâmbio de pesquisadores e doutorandos. No caso do Bioetanol, haverá visita de especialistas iranianos ao Brasil e, no caso das Ciências Médicas e Fármacos, visita de especialistas e de empresários brasileiros ao Irã, para examinar in loco as possibilidades de cooperação no setor.

O Ministro Rezende visitou o Irã de 3 a 7 de março. Nos cinco dias, reuniu-se com a Vice-Presidente para Ciência e Tecnologia, Nasrin Soltankhah, e os Ministros de Comunicações e Relações Exteriores; teve encontros de trabalho no Escritório de Cooperação Tecnológica da Presidência do Irã; visitou a Universidade de Sharif, uma das mais tradicionais e importantes centros de ensino e pesquisa do país, onde foi recebido pelo reitor e conheceu o seu Instituto de Física; e esteve também no Instituto Nacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, neste domingo, antes de assinar a referida emenda.

Na Jordânia, onde permanecerá desta segunda-feira, dia 8 até  quinta, dia 11, o Ministro Rezende se entrevistará com o Ministro de Comunicações e Tecnologia da Informação, Marwan Juma’a, e o Presidente do Parque de Negócios de Tecnologia da  Informação, Rami  Al-Qussous; com o Ministro da Educação Superior e Pesquisa Científica, Walid  Maani; com o Ministro da Indústria e Comércio, Amer Hadidi; com a Presidenta da Real Sociedade Científica,  Princesa  Sumaya  Bint  El  Hassan; e com o Secretário-Geral do Comitê Superior de  Ciência  e  Tecnologia, Adel  Tweissi.

O tema central em todos esses encontros é a preparação da vista do Presidente Lula a Jordânia no dia 18 de março e a implementação do Acordo de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado em Brasília, no dia 23 de outubro de 2008, cuja aprovação pelo Congresso Nacional brasileiro deve ocorrer em breve.