Em julho passado, Pamella Aline de Almeida passou uma semana imersa em atividades nas instalações do detector de ondas gravitacionais LIGO, localizado no estado de Washington na cidade de Hanford, nos EUA. O equipamento é o mais sensível de seu tipo na atualidade, e foram os seus dados que conduziram ao prêmio Nobel de Física de 2017.

A estudante da UNIFESP, mestranda do programa de Física em Diadema, na ocasião participou de um programa (IPA) que explora habilidades e conhecimentos em astrofísica de cerca de 30 educadores(as) da área de física e STEM que são selecionados mundialmente. Ela explica: “No programa se vivenciam variadas atividades educacionais e científicas nas instalações do detector, incluindo palestras e visitações. Destaco a oportunidade que tive de ter contato com cientistas do cotidiano do LIGO e com um dos fundadores do projeto inicial, o Dr. Fred Raab.”

Pamella é especialista em teoria da relatividade pelo curso de mesmo nome da Unifesp, onde foi orientada pela docente que atualmente a orienta no mestrado, a profª Nadja Magalhães, do Departamento de Física. “A Pamella é professora e se expressa bem. Ela passou quase 6 meses trabalhando em um laboratório associado ao LIGO antes dessa visita e tem muita história para contar”, comenta a professora.

Um webinário vai acontecer no início de setembro para a Pamella compartilhar suas experiências com o público em geral, com inscrições pelo SIEX e fornecimento de certificado. Na palestra ela abordará conceitos gerais sobre ondas gravitacionais, sobre astrofísica, sobre a construção do LIGO, perspectivas futuras, bem como o funcionamento e acolhimento de educadores(as) dentro desse grande laboratório. 

Sobre o webinário 

Título: “Como funciona o mais sensível detector de ondas gravitacionais da atualidade, o LIGO, e minha visita às suas instalações”

  • Palestrante: Mestranda Pamella A. de Almeida
  • Dia: 05/09/24
  • Horário: 19:30h

Inscrições pelo SIEX da UNIFESP

Evento 26086
Organizado pelo Grupo de Pesquisas em Gravitação e Física Aplicada, GRAFA – UNIFESP.

Sobre o prêmio Nobel de física de 2017

O webinário é um evento organizado pelo Grupo de Gravitação e Física Aplicada (GRAFA: visite <nadjamagalhaes.com>)