A SBF é responsável por duas apólices relacionadas ao plano de saúde Bradesco, apólices essas que podem ser utilizadas pelos sócios que aderirem a elas. Os contratos com o Bradesco foram feitos décadas atrás, e por muitos anos representaram uma vantagem muito grande para nossos sócios pois trazem grandes benefícios a um preço competitivo no mercado. E não apenas isso, mas num mercado com poucas opções de planos individuais, para muitas pessoas que também não tem um CNPJ ou vínculo por uma empresa, o ingresso via vínculo associativo é a única forma de se adquirir um plano da Bradesco Saúde.

Esta apólice também é muito importante para a sociedade como um todo, pois representa uma vital fonte de recursos. Hoje a SBF recebe 6% do valor pago pelos segurados a título de pro-labore. Este valor se faz necessário diante da responsabilidade financeira da SBF enquanto estipulante, pois é sua obrigação honrar com os pagamentos do plano de saúde em dia independentemente de eventuais inadimplências bem como com quaisquer outros custos administrativos e operacionais que ao longo do tempo tenha sido demandado.

Nos últimos anos, temos visto reajustes recordes em todo o Brasil e, da mesma forma, significativos nas nossas apólices do plano de saúde. Apesar do plano ainda ser bastante vantajoso quando comparado a outros produtos do mesmo nível e tipo de vínculo associativo disponíveis no mercado, os aumentos têm incomodado muitos de nossos sócios. Este assunto tem sido pautado com muita responsabilidade e seriedade por todas as diretorias. A atual diretoria tem se esforçado, buscando ações para amenizar os problemas. Uma nova corretora foi contratada com menor remuneração e correção pelo IPCA, eliminando qualquer conflito de interesse e até revertendo o menor ganho para diminuir o índice do reajuste aplicado em 2023 e campanhas de atração de novos segurados foram lançadas. A previsão para o reajuste do ano de 2024 é bastante favorável aos nossos sócios, se a utilização permanecer da maneira como está. 

Em 01/04/24, realizamos uma live com a corretora AQS para esclarecimento de dúvidas dos segurados, disponível pelo YouTube. Em seguida, em 30/04/24, a Diretoria reuniu-se com a AQS e foram discutidas alternativas para diversificar as opções dos segurados, entre elas a possibilidade de um plano hospitalar e negociações com outras operadoras.

Para este ano, a Diretoria da SBF também está planejando fazer um aporte financeiro substancial ao Bradesco, de forma a diminuir ainda mais o valor do reajuste. Nosso objetivo é que este aporte seja igual à diferença de arrecadação entre o ano passado e este ano, corrigido pelo IPCA. Em suma, a Diretoria está comprometida em continuar atuando de forma transparente, sempre buscando defender os interesses de nossos sócios.