Como mencionado no boletim de agosto, queremos relatar mensalmente algumas atividades e assuntos relacionados à SBF.

No final de agosto, os projetos para as edições 2020 das Olimpíadas Brasileiras de Física e da Olimpíada Ibero-Americana foram submetidos ao CNPq. A SBF agradece aos coordenadores José David Vianna (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP), Airton Deppman (Olimpíada Brasileira de Física – OBF) e  Mário César Soares Xavier (Olimpíada Ibero-Americana de Física – OIBF) pelo esforço em levar essas importantes iniciativas a um bom termo.

Na primeira semana de setembro houve pela primeira vez um evento unificando o Encontro Nacional de Partículas e Campos, a Reunião de Trabalho de Física Nuclear e o Workshop da RENAFAE. Esse evento, descrito mais em detalhe nessa edição do boletim, foi muito bem sucedido e a SBF espera que no futuro essa unificação seja mantida, pois otimiza recursos utilizando uma sinergia entre essas áreas.

A divulgação científica tem um papel fundamental em levar para a sociedade os conhecimentos resultantes de nossas pesquisas, ajudando no desenvolvimento do pensamento crítico inerente ao método científico. Com isso em mente, a SBF vai iniciar em outubro uma série de “lives” de Física para o público leigo sobre temas instigantes desenvolvidos por físicos atuantes na área. A ideia é fazer uma apresentação ao vivo de 15 minutos seguida de perguntas selecionadas por um moderador. Vamos fazer 10 “lives” semanais para depois avaliar essa iniciativa. Estamos terminando a programação que será anunciada em breve.

Outra iniciativa que estamos estudando é a possibilidade da criação de um “Observatório da Física”, com o objetivo de realizar “fact checking” através de demandas.

Os cortes de verba para pesquisa tem um grande impacto em nossos associados e nas atividades da SBF. Por exemplo, a suspensão dos Auxílios a Reuniões Científicas do CNPq afetou diretamente os eventos organizados pela SBF, uma de suas mais importantes atribuições. Estamos atentos a esses problemas. Por exemplo, o Encontro de Física do Norte e Nordeste que ocorrerá no início de outubro em Maceió e conta com mais de 700 inscritos conseguiu um generoso apoio da CAPES graças a uma ação coordenada pela SBF.

Uma das ações da SBF relacionada ao corte de verbas foi uma carta endereçada ao ministro da Casa Civil em 26/08/2019 (boletim de 29/08 ), da qual recebemos a confirmação de recebimento. Ficamos portanto aliviados com o recente anúncio do desbloqueio de R$14 bilhões feito pelo ministro Lorenzoni já para setembro. Esperamos que parte desses recursos sejam destinados para recompor o orçamento do CNPq e da CAPES.