Amanhã, dia 15 de março, acontece a cerimônia de premiação dos medalhistas brasileiros da Olimpíada Latinoamericana Universitária de Física (OLUF) de 2018, às 9h, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” da UNICAMP.

A OLUF 2018 aconteceu no dia 11 de maio do ano passado, com a participação de 197 estudantes de graduação de 45 universidades. As provas ocorreram simultaneamente em 10 países: Argentina, Belize, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Venezuela.

No Brasil, participaram 105 alunos de 19 universidades. Os estudantes brasileiros conquistaram as três primeiras medalhas de ouro das cinco possíveis, sete medalhas de prata das 15 possíveis, 10 medalhas de Bronze das 22 possíveis e duas menções honrosas das oito possíveis, totalizando 22 premiações dentre as 50 possíveis. Leonardo Almeida Lessa, estudante do Instituto de Física da USP, se destacou ao obter a maior pontuação entre todos os participantes pela segunda vez.

A OLUF é organizada pela Sociedade Cubana de Física e Faculdade de Física da Universidade de Havana em Cuba com apoio de UNESCO, CLAF, FEIASOFI, ICTP-SAIFR e da Academia de Ciência de Cuba. No Brasil, a atividade foi coordenada pelos professores Leandro Cristante Oliveira, do IBILCE-UNESP, José Joaquin Lunazzi e Munemasa Machida, do IFGW-UNICAMP, em conjunto com professores representantes das 19 universidades participantes.