Categorias

Posts recentes

Sete áreas da Física Nuclear serão contempladas em debates e apresentações na Universidade Nacional Autônoma do México

Entre os dias de 17 a 21 de junho de 2024 ocorrerá o XIV SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE FÍSICA NUCLEAR E APLICAÇÕES (LASNPA 2024) que será realizado na Faculdade de Ciências, no campus principal da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Cidade Universitária, na Cidade do México. Esta é a 14ª edição do evento, que já foi realizado na Venezuela (1995 e 1997), seguida por Colômbia (1999), México (2001), Brasil (2003), Argentina (2005), Peru (2007), Chile (2009), Equador (2011), Uruguai (2013), Colômbia (2015), Cuba (2017) e Costa Rica (2020).

O simpósio abrange todas as áreas relevantes para a física nuclear e suas aplicações. Os principais tópicos do simpósio são: Estrutura e Reações Nucleares; Astrofísica Nuclear; Nêutrons e Simetrias Fundamentais; QCD e Física de Hádrons; Íons Pesados Relativísticos; Física Nuclear em Medicina e Biologia; e Instrumentação Nuclear, Instalações e Aplicações.

O cartaz do evento traz uma obra de arte que se chama “A Conquista da Energia”, que foi criada por José Chávez Morado entre 1952 e 1953. O desenho está localizado no auditório da antiga Faculdade de Ciências e logo se tornou um dos murais icônicos da UNAM. Morado foi um artista mexicano associado à terceira geração do movimento muralista mexicano do século 20.

“O que você vê é uma intervenção digital no mural de vidro de Chávez para representar nossos contínuos esforços e explorações para desvendar os segredos por trás dos fundamentos constituintes de cada fenômeno físico”, informa a divulgação do evento. “A monumental obra de arte do artista era, de fato, adequada para o primeiro prédio da Cidade Universitária da UNAM, que receberia uma miríade de futuros estudantes e pesquisadores latino-americanos em Ciências. Hoje, também é adequada para capturar o espírito e o objetivo de nosso simpósio: da teoria às aplicações, ainda estamos em busca da compreensão e conquista da física nuclear.”

Para maiores informações e inscrições, acesse o site do evento.