Professor José Joaquín Lunazzi em laboratório do IFGW.
Professor José Joaquín Lunazzi em laboratório do IFGW.

Pioneiro nas pesquisas do uso da luz branca na holografia, Lunazzi também aproximava a universidade de jovens estudantes e era entusiasta das olimpíadas de Física.

O professor José Joaquín Lunazzi, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), faleceu no último dia 20 de maio em Campinas, deixando a esposa Cristina, três filhos e seis netos. Lunazzi atuava em Física com ênfase em Óptica, principalmente nas pesquisas com imagens tridimensionais, holografia, óptica, visualização tridimensional e difração. Criou protótipos de TV holográfica e obteve duas patentes em aplicações de telas holográficas com luz branca, tema sobre o qual foi pioneiro em 1987, quando encontrou a primeira imagem por difração de luz branca.

Nascido em 1948 em La Plata, na Argentina, estudou e fez doutorado em Física na Universidade de La Plata, sob a orientação de Mario Gavaraglia e pós-doutorado na Universidade Pierre M. Curie, Paris VI. Chegou ao Brasil em 1975 a convite de Carlos Arguello para iniciar um Centro de Óptica na Unicamp.

Lunazzi iniciou os trabalhos na área da Metrologia Ótica usando luz laser e fez trabalhos importantes pesquisando a formação de imagens por Holografia e por luz banca. Consultor de várias entidades cientificas nacionais e internacionais, organizou várias exposições e oficinas para professores e alunos da Educação Básica. Conheça mais sobre o trabalho do professor em seu site na Unicamp.

“Eu poderia ter me aposentado em 2002, mas quis continuar passando um pouco da minha experiência para os mais jovens, aprendendo novas maneiras de ensinar física de um modo mais fácil”, disse Lunazzi, em entrevista à Revista Pesquisa Fapesp, em 2013, em reportagem sobre um projeto da Unicamp de aproximar estudantes do ensino médio com a universidade. O professor à época ensinava os alunos os princípios das imagens tridimensionais e do cinema digital, estimulando a criação de equipamentos usando materiais simples.

Na Sociedade Brasileira de Física (SBF), Lunazzi participou da Comissão de preparação das Olimpíadas Internacionais de Física. Ele liderou, junto com o professor Ricardo Sauerwein, a equipe que disputou XXIV Olimpíada Iberoamericana de Física (OIBF), em El Salvador, em 2019, quando todos os estudantes da delegação brasileira ganharam medalhas de ouro. A SBF lamenta a passagem do professor Lunazzi e expressa seu carinho à família, amigos e ex-alunos.