Close-up do rosto de um estudante negro em uma sala de aula,,com os demais alunos e o quadro negro ao fundo. (Crédito; Frederico S M de Carvalho/Dall-E 3)

O GT Acompanhamento do Ensino de Física no Ensino Médio, aprovado na última reunião do Conselho de nossa sociedade, inicia um levantamento da situação nos diversos estados brasileiros.

Diante das mudanças importantes que vêm ocorrendo na educação básica, nos últimos anos (veja o artigo “O ensino de Física na rede pública brasileira – o tsunami que o atravessa desde 2017”), e que se refletem nas discussões que ocorreram no Congresso Nacional, cuja decisão de 9 de julho do presente ano está a caminho da sanção ou veto presidencial (https://www.congressonacional.leg.br/materias/materias-bicamerais/-/ver/pl-5230-2023), nos propomos a investigar:

  • qual a carga horária das aulas de Física, nos diferentes estados?
  • que currículos estão sendo praticados?
  • que materiais didáticos vêm sendo produzidos e utilizados?
  • que metodologias de ensino estão em uso, atualmente?

Este levantamento será efetuado através de um formulário eletrônico https://forms.gle/BKydidgFwKkdHjCZ6, e deve ser respondido por docentes de Física da etapa de Ensino Médio. Convidamos os colegas a colaborarem com a divulgação dessa pesquisa.