As inscrições para o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro devem ser enviadas até o dia 20 de dezembro de 2024. Esse prêmio reconhece a contribuição de pesquisadores ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.
Descobridor do efeito termodielétrico em 1944, Joaquim da Costa Ribeiro foi um dos pioneiros da Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Foi um dos fundadores do CNPq e seu primeiro diretor científico, além de incentivar a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). A cineasta Ana Costa Ribeiro, neta do cientista, gravou o documentário “Termodielétrico”, que conta a história do avô correlacionando memórias de família, ciência e da sociedade da época.
As indicações das candidaturas ao prêmio podem ser feitas por qualquer sócio ou grupo de sócios da SBF e devem ser encaminhadas à Comissão de Área Física da Matéria Condensada e Materiais da SBF, pelo e-mail premiojcr@sbfisica.org.br.
A mensagem deve conter os seguintes documentos em inglês: i) CV do candidato e ii) um texto descrevendo a contribuição do candidato para a Física da Matéria Condensada e Materiais.
As indicações podem ser encaminhadas para o email premiojcr@sbfisica.org.br.