Evento que aborda simulações biomoleculares recebe inscrições até 1º de fevereiro
O ressurgimento do Aprendizado de Máquina (ML, na sigla em inglês) na última década começou a revolucionar a maneira como se pensa sobre ciência, tecnologia e até mesmo a vida cotidiana. O ML rapidamente se tornou uma parte significativa da pesquisa em todas as áreas científicas, incluindo as ciências físicas. Esse é o tema da Escola sobre Física Biológica e Simulações Biomoleculares na Era do Aprendizado de Máquina (School on Biological Physics and Biomolecular Simulations in the Machine Learning Era), que acontece de 14 a 19 de abril de 2025 no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, na cidade de São Paulo.
O evento, gratuito e em inglês, tenta capturar a recente empolgação sobre o ML em geral e para sistemas biofísicos e biomoleculares em particular, abordando participantes com várias formações que vão da Biologia ou Biotecnologia à Física. O propósito da escola é fornecer uma base teórica da perspectiva dos físicos, “polinizar” de forma cruzada diferentes abordagens teóricas, experimentais e computacionais, e desenvolver uma perspectiva abrangente que uniria os vários fenômenos da simulação biomolecular e interações eletrostáticas na escala molecular ao comportamento coletivo de entidades biológicas macroscópicas em uma abordagem unificada dentro de uma estrutura de ML.
Na escola, Cecilia Clementi (Universidade Livre de Berlim, Alemanha) abordará o design de modelos de proteínas com aprendizado de máquina, Fernanda Selingardi Matias (UFAL) discorrerá sobre redes neurais biológicas, Rosangela Itri (Instituto de Física da USP) apresentará técnicas experimentais em biofísica estrutural, Oliver Lieleg (Universidade Técnica de Munique, Alemanha) tratará de abordagens de aprendizado de máquina para pesquisa biomolecular e biofísica, Shaker Chuck Farah (Instituto de Química da USP) debaterá conceitos básicos e desafios envolvendo proteínas e ácidos nucleicos, Fernando Barroso (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP) explanará sobre a física por trás dos métodos de simulação de pH constante para sistemas biomoleculares e suas possíveis integrações com ML, e Ralf Eichhorn (Instituto Nórdico de Física Teórica, Suécia) fará uma introdução ao aprendizado de máquina.
O público-alvo do evento são estudantes de pós-graduação e pesquisadores. Interessados podem se inscrever pelo formulário online até 1º de fevereiro. Há uma verba limitada para despesas locais e de viagem dos participantes. As aulas dessa escola serão gravadas e disponibilizadas no canal do ICTP-SAIFR no YouTube. O evento será precedido pelo II Workshop Brasileiro de Matéria Mole, que acontece de 7 a 11 de abril.
Sobre o ICTP-SAIFR
O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é um centro internacional na cidade de São Paulo criado por meio de uma colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) na Itália, o IFT-Unesp e a Fapesp. Suas atividades incluem pesquisa em Física Teórica e suas aplicações, bem como escolas e workshops para alunos de pós-graduação e pesquisadores. O ICTP-SAIFR também promove divulgação científica e ações de extensão junto a professores e estudantes de Ensino Médio e público geral. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org.
Serviço
Escola sobre Física Biológica e Simulações Biomoleculares na Era do Aprendizado de Máquina (School on Biological Physics and Biomolecular Simulations in the Machine Learning Era)
Data: 14 a 19 de abril de 2025
Local: IFT-Unesp (Rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP)
Prazo para inscrições: 1º de fevereiro de 2025
Valor: gratuito; participantes podem solicitar reembolso de despesas locais e de viagem
Realização: ICTP-SAIFR
Mais informações: ictp-saifr.org/sbpbs2025