A edição de 2024 do Prêmio Jovens Físicos, promovido pelo ICTP-SAIFR, já tem seus vencedores. Realizada no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, na cidade de São Paulo, a competição premia os melhores alunos de graduação em Física por meio de uma prova escrita. Além do reconhecimento, os cinco melhores colocados recebem prêmios em dinheiro e convite para mestrado internacional.
O primeiro lugar foi conquistado por Vicente Viater Figueira, aluno do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Em segundo lugar, ficou Rennan Gomes de Albuquerque, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A terceira colocação foi para Diana Cruz Pestana, também do IFUSP. Em quarto lugar, ficou Santiago Ferreyra, do Instituto Balseiro, em Bariloche (Argentina). Matheus Balisa Pauliquevis, do IFUSP, conquistou o quinto lugar.
O prêmio, criado em 2004, acontece todos os anos após a escola Journeys into Theoretical Physics, organizada pelo ICTP-SAIFR, IFT-Unesp e Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá) para alunos do último ano de graduação. Os melhores colocados são convidados a participar de um mestrado internacional conjunto entre ICTP-SAIFR/IFT-Unesp e Perimeter.
Rennan Albuquerque, segundo colocado, destaca o impacto do prêmio em sua trajetória acadêmica: “Eu diria que o Prêmio Jovens Físicos estimula a ampliar a cultura em Física, considerando que a prova contém questões com assuntos variados e que você não sabe quais são até realizá-la”, comenta. “Isso ajuda na pesquisa, porque você tem novas ideias que sua área usualmente não envolve. Outro fator importantíssimo é o auxílio financeiro, que te deixa mais entusiasmado para trabalhar e participar de mais eventos. É sempre bom ver que nosso estudo recompensa”, finaliza.
Já Diana Pestana, que conquistou o terceiro lugar, reflete sobre os desafios e as recompensas da carreira científica. Segundo ela, embora a trajetória seja “desafiadora”, com momentos de insegurança frente ao desconhecimento, os obstáculos podem ser superados com “tempo, calma e leitura”. “Ser agraciada com o Prêmio Jovens Físicos é uma gigantesca motivação para olhar além desses desafios, e saber que a academia é um espaço que eu posso ocupar”. Para a estudante, essa conquista é especialmente importante no momento em que sua “carreira como física só está começando”.
Sobre o ICTP-SAIFR
O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) é um centro internacional na cidade de São Paulo criado por meio de uma colaboração entre o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) na Itália, o IFT-Unesp e a Fapesp. Suas atividades incluem pesquisa em Física Teórica e suas aplicações, bem como escolas e workshops para alunos de pós-graduação e pesquisadores. O ICTP-SAIFR também promove divulgação científica e ações de extensão junto a professores e estudantes de Ensino Médio e público geral. Mais informações estão disponíveis no site ictp-saifr.org.