Categorias

Posts recentes

Em 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que traz reflexões importantes sobre a luta das mulheres por direitos e igualdade. Essa luta também tem sido constante no campo da Física, uma área há muito tempo, dominada por homens. De acordo com um estudo recente, ainda levará 100 anos para que haja equidade de gêneros nas publicações da física.

No entanto, temos visto um aumento da presença feminina na Física, tanto na academia quanto na indústria. Cada vez mais mulheres têm se destacado na pesquisa, no ensino e na divulgação científica, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia.

Para celebrar essa presença feminina na Física, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) tem publicado em seu site uma série de perfis de pesquisadoras mulheres. Esses perfis contam as histórias dessas mulheres, suas contribuições para a Física e as barreiras que enfrentaram para chegar onde estão.

Os perfis mostram que as mulheres têm feito grandes contribuições em diversas áreas da Física, como astrofísica, física de materiais, física nuclear e muitas outras. Elas têm superado desafios e preconceitos para alcançar seus objetivos, mostrando que a ciência não tem gênero.

Os perfis podem ser encontrados na Seção 137.

Além disso, a presença feminina na Física traz perspectivas e abordagens diferentes, enriquecendo ainda mais o campo de estudo. É importante que essa diversidade seja valorizada e incentivada, para que a ciência possa avançar de forma mais abrangente, justa e democrática.

Portanto, neste Dia Internacional da Mulher, é fundamental que celebremos não apenas as conquistas das mulheres na luta por igualdade de gênero, mas também as conquistas das mulheres na ciência.

Parabéns a todas as pesquisadoras mulheres que estão fazendo a diferença na Física e em outras áreas do conhecimento.

Direção da SBF