Categorias

Posts recentes

A SBF tem a honra de anunciar o ganhador do Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro deste ano: o físico Ado Jório de Vasconcelos, pela excelência de seus trabalhos científicos reconhecidos internacionalmente, por sua contribuição ao desenvolvimento de instituições científicas e seu papel pioneiro na Física da Matéria Condensada no Brasil. O Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro é concedido anualmente a pesquisadores com reconhecida contribuição ao longo de sua carreira para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.

Ado Jório nasceu em Belo Horizonte, em 1972. Possui graduação (1994) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1999). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), entre 2000 e 2001, nos Estados Unidos, onde trabalhou com espectroscopia Raman e propriedades ópticas de nanomateriais de carbono, sendo atualmente um dos maiores especialistas mundiais na investigação de nanotubos carbono usando espectroscopia Raman. Ado Jório é Professor Titular no Departamento de Física da UFMG publicou mais de 230 artigos científicos em revistas internacionais, com mais de 56 mil citações na base de dados do Google Acadêmico. Mais recentemente diversificou suas atividades de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina. Nesse campo aplicado, registrou mais de 20 patentes. Ado Jório é sócio da SBF e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Entre suas condecorações e prêmios se destaca a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, além de prêmios internacionais: Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies, Scopus Brasil da Elsevier&CAPES, International Centre for Theoretical Physics Prize, Georg Forster Research Award da Humboldt Foundation.

A comissão julgadora do prêmio foi formada pelos Professores Sergio Rezende (UFPE), Olle Eriksson (Uppsala University) e Gerrit Bauer (Tohoku University and University of the Chinese Academy of Sciences). O prêmio será entregue durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física em Ouro Preto, MG, entre 21 e 25 de maio de 2023.