Pesquisador do CNPEM receberá valor em dinheiro e participará de cerimônia de entrega no Encontro de Outono da SBF em 2024
Gabriel Ravanhani Schleder, pesquisador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNNano/CNPEM), liderando a área de Teoria e Ciência de Dados, foi o vencedor do Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2022 com o estudo “Machine Learning for Materials Science: 2D Materials Discovery and Design”, orientado pelo professor do CNPEM Adalberto Fazzio, diretor da Ilum, escola de ensino superior do CNPEM.
O Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2022 é atribuído à tese mais destacada dentre outros trabalhos laureados pelas Comissões de Área da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Schleder teve o seu reconhecimento pela Comissão de Física da Matéria Condensada e de Materiais. O vencedor receberá um prêmio em dinheiro e terá a oportunidade de participar da cerimônia de premiação durante o Encontro de Outono da SBF, que ocorrerá em 2024.
O Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2022 concedeu uma menção honrosa a Lisiane Araújo Pinheiro com a tese intitulada “O Perfil e Desafios do Educador em Física na Perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015: a Formação de Profissionais Críticos à Educação Básica”, orientada pela Professora Neusa Teresinha Massoni, da UFRGS, trabalho destacado pela Comissão de Pesquisa em Ensino de Física; e recebeu também a menção honrosa Rodrigo Benevides com a tese “Integrated Optomechanics: classical and quantum experiments on massive oscillators”, orientada pelo Prof. Thiago Pedro Mayer Alegre (UNICAMP), trabalho premiado pela Comissão de Ótica e Fotônica.
Nesta disputa, outros cientistas cujas teses receberam destaque em Comissões de Área concorreram com Schleder: Nathann T. Rodrigues, com a tese “Study of some lattice models for polymers and fluids”, orientada pelo Prof. Tiago José de Oliveira (UFV) na Comissão de Física Estatística; e Juan Manuel Zárate Pretel com a tese: “Stellarstructure in f(R) and f(R,T) theories of modified gravity”, orientada pelo Prof. Ribamar Rondon de Rezende dos Reis (UFRJ), na Comissão de Partículas e Campos da SBF.