Categorias

Posts recentes

Um óleo líquido misturado a partículas micrométricas de material magneticamente polarizável, pode mudar drasticamente seu escoamento na presença de campos magnéticos. Essa capacidade de ajustar as propriedades de um fluido magneto-reológico vem sendo usada em novas tecnologias capazes de absorver impactos de maneira inteligente, por exemplo, em freios para automóveis e próteses para joelhos.

Uma equipe de pesquisadores coordenada pela física Kinnari Parekh, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Charotar, em Changa, Índia, sintetizou e analisou as propriedades de escoamento de um fluido magneto-reológico com partículas em forma de flocos. Seus resultados estão na edição de agosto da revista Brazilian Journal of Physics, publicada pela SBF.

Por meio de um modelo desenvolvido para explicar o comportamento do fluido observado em seus experimentos, a equipe de Parekh mostrou como a interação das partículas magnéticas em forma de flocos e as partículas do óleo que as carrega são mais intensas do que seriam para se as partículas tivessem uma forma esférica. Seu modelo também explica como a viscosidade do fluido diminui quando são adicionadas nanopartículas que reduzirem a fricção entre o óleo e as partículas em forma de flocos. Os pesquisadores concluíram que o modelo também pode ser usado para prever as propriedades de escoamento de outros fluidos magneto-reológicos.

Artigo Científico
Evaluation of Static and Dynamic Yield Stress for Isotropic and Anisotropic Particle–Based MR Fluids: Modeling and Analysis
Mujiba Pisuwala, Ramesh V. Upadhyay e Kinnari Parekh
Braz J Phys 50, 399–409 (2020)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br