Foto: website UFC

Antônio Gomes de Souza Filho foi acolhido na área de Física, Astronomia e Ciências Espaciais; outros seis brasileiros foram eleitos para participar da TWAS, em outras áreas do saber

O físico Antônio Gomes de Souza Filho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi eleito membro da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência em países em desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês). A entidade foi fundada em 1983 por um grupo de cientistas, incluindo brasileiros, coordenados pelo físico paquistanês Abdus Salam, ganhador do Nobel de Física em 1979. A TWAS é uma entidade associada à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e trabalha para apoiar a prosperidade sustentável por meio de pesquisa, educação, política e diplomacia, segundo o site da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Souza Filho foi acolhido na área de Física, Astronomia e Ciências Espaciais. Outros seis brasileiros foram eleitos para participar da TWAS, em outras áreas do saber. O anúncio foi feito no dia 31 de outubro. E, de acordo com o site da TWAS, outras 46 pessoas se tornaram novos membros, incluindo o Prêmio Nobel de Física de 2021, o italiano Giorgio Parisi, o que eleva o número de laureados pelo Nobel a um total de 13 dentro da entidade. Além disso, 19 novos membros são mulheres, o que corresponde a 40% da nova turma. A eleição dos novos Membros entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, elevando o total de membros da TWAS para mais de 1.400.

Três dos novos membros eleitos vêm de países com defasagens em ciência e tecnologia, que têm sido sub-representados na TWAS: Bolívia, Nepal e Iêmen. Cinco outros membros são de outros países com defasagens em ciência e tecnologia: dois de Bangladesh e um de Camarões, Quênia e Sri Lanka. Três novos membros vêm de outros países do Sul global sub-representados na TWAS: dois de Marrocos e um da Jamaica. O primeiro membro da Ucrânia foi eleito, expandindo ainda mais a presença global da Academia. Há ainda membros originários de Argentina (1); Austrália (1); China (7); Taiwan, China (1); Índia (5); República Islâmica do Irã (1); Itália (1); Malásia (4); México (1); Paquistão (2); África do Sul (2); Reino Unido (1); e Estados Unidos (1).

De acordo com portal de notícias da Universidade Federal do Ceará, Antônio Gomes tem mais de 250 artigos publicados em periódicos internacionais, com importantes trabalhos sobre as propriedades eletrônicas e vibracionais de diferentes materiais usando espalhamento de luz em materiais nanocarbonados. 

“Fiquei muito contente e honrado com o reconhecimento nacional e internacional me elegendo para integrar a TWAS. Mesmo sendo um reconhecimento individual, considero uma conquista coletiva, nucleada nas oportunidades e ambiência que o grupo de pesquisa no Departamento de Física – e, consequentemente, a Instituição – e a rede de colaboradores me oferecem para fazer ciência”, disse ele, em entrevista ao site da UFC. “É um feito com contribuições que vão desde as colaborações no fazer científico com estudantes e professores, passando pelo apoio técnico e administrativo, pelas agências de fomento, até o importante e invisível apoio da família.”