SÉRIE: Físicos e a COVID-19

O professor Marcus Werner Beims da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fala sobre os dados divulgados no “Portal COVID-19 no Paraná” e ressalta de que maneira estão medindo a disseminação da doença no estado. As estradas que cortam as cidades paranaenses e seu fluxo de trânsito têm sido o principal meio pelo qual o coronavírus se propaga. Essa é a última entrevista da série “Físicos e a COVID-19”. Entrevista realizada no dia 22 de junho de 2020.

Veja a entrevista na íntegra logo abaixo.

Conforme destacou o professor, o estado vive um momento de aumento da COVID-19, por conta do relaxamento de práticas de isolamento social. Beims mencionou que há bem pouco tempo no Paraná, os números de pessoas infectadas eram baixos. Atualmente a quantidade de indivíduos contaminados tem crescido vertiginosamente.

Beims é bacharel em física e mestre em físico-química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor pela Faculdade de Física – Albert Ludwigs, Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em Física Atômica e Molecular, Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos.

Assista também as entrevistas anteriores da série “Físicos e a COVID-19”:

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3