Categorias

Posts recentes

No dia 15 de dezembro, foi anunciado o resultado do Prêmio IMPA de Jornalismo 2022. Promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ele visa a destacar matérias e reportagens que tratam de Matemática e de Divulgação Científica de forma relevante e original, tendo clareza, profundidade e qualidade. Dessa forma, o IMPA contribui para aproximar a matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no Brasil, valorizando o trabalho da imprensa e estimulando a produção de reportagens sobre Matemática, Ciência e Tecnologia.

A edição 2022 teve como vencedoras uma reportagem do Estadão e uma série da Deutsche Welle, além de outros trabalhos de destaque terem sido agraciados. Dentre eles, uma das menções honrosas foi para o artigo “O tempo não está passando mais rápido”, publicado na Revista Questão de Ciência, de autoria do físico Marcelo Girardi Schappo. Ele é doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor do Instituto Federal de Santa Catarina e membro da equipe de verificação de fatos ligados à Física da Sociedade Brasileira de Física, o VeriFísica. Marcelo Schappo é também autor de dois livros de divulgação científica.

A matéria discute as curiosidades sobre as variações, dia após dia, na duração do dia solar e do dia sideral, e o motivo pelo qual eventualmente é necessário aplicar os chamados “segundos intercalares” sobre o horário de referência mundial. A premiação para a Física deixa claro que a área tem muito a contribuir com temas curiosos e relevantes para a popularização da ciência em nosso país.