Pesquisadores e profissionais da área da saúde e educação ligados ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), elaboraram nota técnica com o objetivo de orientar membros da comunidade escolar e mitigar possível transmissão de COVID-19 em sala de aula na rede básica de ensino. A iniciativa se deu por conta da decisão de municípios ao permitirem o retorno das atividades escolares. A física Deise Miranda Vianna, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (EBS/IOC) está dentre os docentes que assinam e colaboraram com o relatório.  

Pontos ligados à higiene, distanciamento social e sintomas da COVID-19 estão explanados ao longo do texto que tem a finalidade de orientar pais e educadores da rede básica sobre os problemas e como preveni-los diante do atual cenário pandêmico. O relatório aponta que a colaboração mútua, envolvendo as crianças que podem ser orientadas a partir das informações disponibilizadas no material, permite proteger alunos, professores, funcionários e toda a comunidade. 

A nota técnica recebeu contribuição de 21 profissionais para a sua elaboração. Alguns desses não fazem parte da Fiocruz e receberam o convite do Instituto para participar. 

Acesse a nota da Fiocruz aqui: http://www.fiocruz.br/ioc/media/nota_tecnica_n01_2020_pgebs_ioc_fiocruz.pdf

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP

Processo 2019/02744-3