A Física Márcia Barbosa. Foto: Gustavo Diehl | Arquivo Secom-UFRGS
A física Márcia Barbosa. (Foto: Gustavo Diehl | Arquivo Secom-UFRGS)

A cerimônia de posse será aberta à comunidade acadêmica e será também transmitida ao vivo pelo canal da UFRGS TV no YouTube.

A física Marcia Barbosa foi confirmada a nova reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por decreto de nomeação assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 17 de setembro. Como vice-reitor assume Pedro Costa, professor da Escola de Administração. Entre as primeiras ações da nova Reitoria está o encaminhamento ao Conselho Universitário (Consun) dos projetos de criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, da Secretaria Especial de Mudanças Climáticas e da Coordenadoria de Educação Básica.

A cerimônia de posse será realizada na sexta-feira (27/09), a partir das 10h, em sessão solene do Consun, que será realizada no Salão de Atos da UFRGS (Campus Centro), com a participação do Coral da UFRGS e da escola de samba Imperadores do Samba. A cerimônia é aberta à comunidade acadêmica. Haverá também transmissão ao vivo pelo canal da UFRGS TV no YouTube.

A eleição de Marcia é uma vitória da democracia, com os votos de estudantes valendo o mesmo que professores. O seu nome foi o primeiro da lista tríplice enviada pelo Consun ao Governo Federal em 19 de julho. “Assumimos uma nova gestão na reitoria, uma gestão escolhida pela maioria dos votos, pelos votos de todos os segmentos, votos de igual peso e igual importância. E essa vai ser uma de nossas marcas, tratar todos, todas e todes da mesma forma”, diz a cientista em comunicado no YouTube. Marcia foi em 2023 secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“E a nossa gestão começa a partir desse momento histórico de uma eleição paritária, a mais democrática que já tivemos na universidade. E é isso que nós queremos construir com vocês. Uma gestão participativa que abra espaços para o debate, para a diferença, para a diversidade. Uma gestão que vai definir suas escolhas e tomar suas decisões de forma democrática, com ciência e com consciência”, diz o vice-reitor eleito Pedro Costa, também em comunicado no YouTube.

Marcia é professora titular no Instituto de Física da UFRGS e pesquisadora nível 1A do CNPq. Foi diretora do Instituto de Física por dois mandatos (de 2008 a 2016). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS), além de membro e/ou conselheira de diversas organizações, tais como American Physical Society, Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), Conselho Consultivo da Finep, Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência e Comitê de Gênero da The World Academy of Sciences.

Ela tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em água e no uso de suas anomalias para processos físicos e biológicos. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o Prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência (Ciências Físicas) e o Prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em 2020, a física participou do programa da SBF Física ao Vivo para apresentar seus estudos.

Em paralelo, Marcia atua em questões de gênero, pelo que ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society em 2009. Por sua atuação pela pós-graduação ganhou o Prêmio Anísio Teixeira da Capes em 2016, e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da Presidência da República a Medalha do Mérito Científico como Comendadora e, em 2021, a Medalha Sílvio Torres da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

(Colaboraram UFRGS e Roger Marzochi)