Categorias

Posts recentes

Inteligência Artificial: Como ela está transformando a ciência e revolucionando a Física? 

Osvaldo Novais de Oliveira Junior, professor do Instituto de Física de São Carlos e um dos criadores do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), estará no Física ao Vivo na quarta-feira para debater os desafios da tecnologia

O desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), que levou a criação de sistemas como a ChatGPT, está demonstrando pela primeira vez mudanças profundas que essas tecnologias estão produzindo em áreas como redação de textos, tradução, produção de áudio livros, música e até arte. Mas físicos e cientistas serão afetados por essa nova tecnologia? 

Osvaldo Novais de Oliveira Junior, professor do Instituto de Física de São Carlos e um dos criadores do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), não tem a mínima dúvida: é um processo inevitável. “Estamos presenciando uma revolução imensa, muito maior do que qualquer outra revolução tecnológica gerada até hoje, porque a máquina já pode realizar tarefas que humanos fazem”, afirma o cientista, que explicará os desafios que a IA impõe à sociedade e à ciência no “Física Ao Vivo”, live quinzenal no qual o presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Rodrigo Capaz, recebe convidados.

A palestra “O futuro da Física e da Ciência com a Inteligência Artificial”, será realizada na quarta-feira, dia 17 de maio, às 19h, com transmissão no Canal do YouTube da SBF:

Não perca a oportunidade de se atualizar sobre este importante tema!