Categorias

Posts recentes

Professora Sandra Padula (centro) com participantes da MasterClass Feminina 2019 Crédito: Divulgação

Nos dias 8 e 11 de fevereiro, cerca de 100 meninas de escolas públicas e privadas de Ensino Médio participaram do Internacional MasterClass Feminino 2019. O evento foi organizado pelo Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo, o SPRACE, na sigla em inglês. Localizado no Núcleo de Computação Científica da UNESP, o centro reúne pesquisadores da UNESP e da UFABC que colaboram com o experimento CMS, um dos detectores de partículas do Large Hadron Collider, o LHC, do Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (CERN). “No evento as meninas fazem em dois dias o que nós, os físicos  experimentais de altas energias, fazemos no cotidiano”, explica a professora da UNESP Sandra Padula, coordenadora do evento. “Elas ganharam uma ideia abrangente de como realizamos a pesquisa científica.”

No primeiro dia, as meninas assistiram a palestras e se envolveram em jogos e demonstrações sobre o Modelo Padrão das partículas elementares. No segundo dia, analisaram dados reais produzidos pelo LHC, para em seguida discutirem seus resultados em video-conferência com moderadoras do CERN e com outras alunas de Ensino Médio e pesquisadoras de centros de pesquisa da Itália e da Espanha. Confira aqui alguns depoimentos das meninas que participaram do evento.

As estudantes também participaram de mesas-redondas por video-conferência e presenciais com 20 pesquisadoras brasileiras e estrangeiras, focadas na orientação profissional. Puderam conversar com físicas que desenvolvem pesquisas em diversas áreas, da física médica à astrofísica. “Conhecendo a trajetória das pesquisadoras, as meninas viram que, se quiserem, também podem escolher uma carreira científica e serem bem sucedidas”, diz Padula. “Todas saíram do evento bastante estimuladas.”

O SPRACE organiza o MasterClass Feminino desde 2017, depois que as Organizações das Nações Unidas (ONU) declararam 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Também organiza outras MasterClasses sem distinção de gênero. Para saber mais sobre o evento e suas próximas edições acesse: https://sprace.org.br/index.php/courses/masterclass/