Categorias

Posts recentes

Professor Silvio Salinas durante evento em sua homenagem. Imagem retirada da transmissão ao vivo no YouTube.

Por Joice Santos

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) promoveu evento que celebrou os 80 anos do professor Silvio R. A. Salinas e abordou não só sua trajetória acadêmica, mas também as amizades que foram feitas durante esse período. Salinas é o editor chefe da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e teve importante atuação no Brazilian Journal of Physics (BJP), ambas as publicações são da SBF. A Sociedade Brasileira de Física (SBF) esteve no encontro que foi realizado na sexta-feira, 21, no Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, com transmissão online pelo YouTube do instituto.

Professor Constantino Tsallis do CBPF no evento em homenagem ao Salinas. Foto: Joice Santos. L

Durante todo o dia de celebração, os presentes puderam ver em ordem cronológica relatos de conteúdo pessoal e ao mesmo tempo, pontos importantes do momento histórico em que se deram tais fatos. Com isso, foram reunidos pesquisadores de grande relevância para a física e na medida em que descreviam sua relação com o homenageado, também contavam a concepção da física brasileira. O professor Salinas recebeu homenagens de presentes e via cartas, as quais foram lidas no evento e vídeos de amigos que por ventura não puderam comparecer. Seu orientador de doutorado John F. Nagle fez questão de mandar um vídeo em que falou como era o Salinas aluno.

Orientador de doutorado do Salinas, professor John F. Nagle em vídeo enviado para o evento. Foto: Joice Santos.

A RBEF é voltada para o público formado por pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores de física de todos os níveis e sua produção está na plataforma do Scielo. O BJP tem artigos somente em inglês e atualmente ele é publicado pela editora Springer.