No período de 7 a 15 de dezembro de 2021 ocorreu a International Distributed Physics Olympiad em sua primeira edição como substitutivo à International Physics Olympiad (IphO), que não foi realizada neste ano devido à pandemia da COVID-19.

Participaram cerca de 250 estudantes de diversos países do mundo, que realizaram as provas teóricas e experimentais em seus respectivos países, supervisionados por representantes do comitê russo que organizou o evento, e sob a liderança do Prof. Airton Deppman. As provas foram realizadas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

A competição envolve problemas de grande grau de dificuldade, exigindo dos estudantes do Ensino Médio profundo e amplo conhecimento de Física. Mesmo tendo colegas de países onde o sistema de ensino se encontra em nível muito mais desenvolvido do que no Brasil, especialmente em Física, os estudantes brasileiros mais uma vez demonstraram a sua capacidade de resolver problemas e sua criatividade na escolha das soluções mais rápidas. No resultado geral, os estudantes brasileiros conseguiram receber 4 medalhas de prata e uma medalha de bronze.

Este resultado demonstra, mais uma vez, que quando os nossos estudantes encontram um ambiente propício ao aprendizado e professores competentes, o desempenho desses jovens é brilhante. Ressalta, assim, o prejuízo que a nação carrega ao não dedicar maior atenção à qualidade do Ensino nos níveis Fundamental e Médio.

Os estudantes participantes, suas escolas e as medalhas conquistadas são:

Alexandre Silva Bastos de Almeida – Colégio Objetivo (SP) – prata
Davi Maciel Dias –  Colégio Ari de Sá (CE) – prata
Ian Seo Takose – Colégio Etapa (SP) – bronze
Matheus Lopes Ponciano Lima –  Colégio Farias Brito (CE) – prata
Vinícius Ferreira Rodrigues – Colégio Master (CE) – prata.