Categorias

Posts recentes

Ponte Hercílio Luz, fotografada durante a noite, em Florianópolis. (Foto: Ricardo Gomes Faraco)

Evento reunirá cerca de 850 participantes, contando com renomados palestrantes do Brasil e do exterior que vão debater desde as novas descobertas da Física em diversas áreas até o desafio do aquecimento global.

O Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física (EOSBF) terá início no domingo, dia 19, com palestras de grandes nomes da Física no Brasil e no mundo. O evento, que termina no dia 23 de maio, receberá cerca de 850 estudantes e pesquisadores e será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O EOSBF é organizado pelas comissões de área de Física da Matéria Condensada e Materiais, Ótica e Fotônica, Física Atômica e Molecular, Física Estatística e Computacional, Física na Empresa, Física Médica, Física Biológica, Física de Plasmas e Ciência e Tecnologias da Informação Quântica. E, no evento deste ano, serão debatidos desde novas descobertas da física até as mudanças climáticas, que contribuíram para o desastre das chuvas no Rio Grande do Sul.

O evento terá a participação de importantes nomes da ciência do Brasil e do exterior, como Tsuneyuki Ozaki, gerente científico do Laboratório de Produção de Pulsos de Laser Energéticos e Isolados no Regime de Attossegundos do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas (INRS), do Canadá. Ozaki atua na área interação intensa laser-matéria e ciência da tecnologia Terahertz e sua palestra traz como tema “High-Intensity THz Sources and Nonlinear THz Optics”. Com vasta experiência em aplicações lasers ultra rápidos na medicina, na biologia e nas ciências ambientais, ele promete trazer insights valiosos em uma palestra imperdível para todos os participantes no dia 21, às 8h30.

Entre os outros palestrantes está Randy Bartels, pesquisador em Microscopia não linear do Morgridge Institute for Research e da Universidade de Wisconsin, que no dia 20 de maio apresentará as maravilhas dessa técnica de última geração e como ela está abrindo novas portas na biomedicina e na ciência de materiais. Conheça mais sobre clicando aqui.

No dia 21 de maio, realizará palestra o cientista Valtencir Zucolotto, especialista em Nanomedicina da Universidade de São Paulo (USP), que contará mais detalhes sobre a nanotecnologia e sua aplicação na medicina, mostrando como essa área está revolucionando o tratamento de doenças. No mesmo dia, Fernando Mecca Augusto, Físico Médico do Instituto Nacional de Câncer (INCA), explicará sobre o seu trabalho com radiologia e mostrará como essa técnica crucial auxilia no diagnóstico e tratamento do câncer.

Ainda no dia 21, haverá palestra de André Schleife, pioneiro em ciência computacional de materiais e professor da University of Illinois at Urbana-Champaign, que desvendará os segredos das propriedades ópticas e eletrônicas, efeitos de temperatura e manipulação de defeitos em materiais. 

O Prof. Edmo J.D. Campos, professor emérito do Instituto Oceanográfico da USP , explicará o papel crucial do oceano nas mudanças climáticas, na palestra “Temperature Variability of Abyssal Waters in the South Atlantic from January 2019 to January 2023”, no dia 23. Este é um tema extremamente importante devido aos efeitos das mudanças climáticas ao redor do mundo e no Brasil, tendo em vista que houve influência do aquecimento global nas chuvas que estão devastando o Rio Grande do Sul. Acompanhe todos os palestrantes e programação completa nas redes sociais da SBF e no site do EOSBF.

Dicas de SC – Um dos maiores tesouros de Santa Catarina é a Ponte Hercílio Luz. No início do século XX, a Ilha de Santa Catarina estava isolada do continente. A travessia só podia ser feita por barco, o que gerava transtornos e até mesmo o risco de isolamento em caso de mau tempo. Diante desse desafio, o então governador Hercílio Luz idealizou a construção de uma ponte que ligasse a ilha ao continente.

Diversas propostas foram elaboradas, mas a ponte pênsil com barras de olhal se mostrou a mais viável. Com 819 metros de extensão, a ponte se tornou um marco da engenharia brasileira e um símbolo da superação e da inovação.

Hoje, ela é mais do que um meio de transporte: é um ponto turístico imperdível que nos presenteia com vistas deslumbrantes da cidade, da baía e do mar. Além de, aos finais de semana, a ponte ficar aberta para os visitantes poderem curtir um passeio inesquecível!

Por Laura Grandini Müller (colaborou, Roger Marzochi)